Topo

MMA


Whittaker aproveita cansaço de Romero e fatura cinturão interino dos médios

Robert Whittaker disfere joelhada em Yoel Romero na luta principal do UFC 213 - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Robert Whittaker disfere joelhada em Yoel Romero na luta principal do UFC 213 Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/07/2017 02h05

Michael Bisping já sabe contra quem terá que unificar seu cinturão dos médios. Na luta principal do UFC 213 neste sábado (8), em Las Vegas (EUA), Robert Whittaker aproveitou o cansaço de Yoel Romero a partir do terceiro round e conquistou o cinturão interino da divisão por decisão unânime dos jurados: triplo 48 a 47.

Com a vitória, Whittaker espera agora a recuperação de Michael Bisping. O campeão linear da divisão revelou estar com uma lesão no joelho e no meio de maio disse que não poderá voltar a lutar tão cedo. O inglês esteve presente na T-Mobile Arena para acompanhar o duelo.

Mantendo o estilo falastrão, Bisping entrou no octógono no final da luta e provocou Whittaker. Depois de parabenizar os dois lutadores, o inglês pediu para o australiano tirar o cinturão, pois não era de verdade e jogou o objeto no chão.

“Acho que, por algum motivo, ele é o campeão. Ele diz que sente nojo por eu estar com o cinturão interino, mas ele vai ter que lidar com isso”, afirmou Whittaker.

Inicialmente, o duelo seria o segundo mais importante da noite. A saída de Amanda Nunes do card e o consequente cancelamento da luta com Valentina Shevchenko fizeram com que Whittaker x Romero fosse promovido ao combate mais importante.

A luta

Depois de um início de luta estudado, Romero passou a intensificar os golpes e mostrar seu poder de força nas tentativas de queda. Em uma delas, o cubano desferiu uma joelhada voadora e na sequência foi para o clinch, levando o adversário para a grade.

Mostrando ter estudado seu rival, Whittaker conseguiu se livrar das duas vezes em que teve Romero envolto em sua cintura. Ao australiano faixa preta em karatê interessava que o combate se desenvolvesse em pé.

As pisadas de Romero no joelho de Whittaker passou a ser um golpe incômodo para o australiano no segundo round. Ao mesmo tempo que fazia isso, o cubano conectava socos em direção ao rosto do rival.

Quando não desferia suas pisadas, Romero apostava no clinch, que deixava Whittaker completamente sem ação. Próximo ao final do round, o árbitro John McCarthy chegou a pedir que os dois lutadores se separassem pela falta de efetividade.

Whittaker voltou mais ofensivo para o terceiro round. Desferindo chutes certeiros na linha de cintura do cubano, o australiano passou a ir para cima de um rival que começava a dar sinais de cansaço.

O cansaço fez com que Romero abrisse mão do terceiro round e apenas buscasse se defender. A estratégia trouxe o cubano um pouco mais efetivo, mas ainda sofrendo com o cansaço. No final do assalto, o que se viu foi um amplo domínio de Whittaker, com o australiano conseguindo conectar seus chutes altos.

O último round seguiu sendo um ataque contra defesa. Romero tentava puxar o resto de energia que lhe sobrava, mas não parecia ser suficiente diante do australiano. Whittaker seguia sendo superior na conexão de golpes e fazendo sempre com que o cubano andasse para trás.

Nos dois minutos finais, o nível de cansaço passou a se igualar. Whittaker circulava pelo octógono, enquanto Romero timidamente tentava avançar em direção ao adversário. Em um desequilíbrio de Romero, o australiano aproveitou para cair por cima e controlar a parte final da luta com tentativas de cotoveladas.