Topo

MMA


Cachorra é a fiel companhia de Belfort em preparação antes de adeus ao UFC

Vitor Belfort e Zenia na academia - Reprodução/Instagram
Vitor Belfort e Zenia na academia Imagem: Reprodução/Instagram

Brunno Carvalho e Vanderson Pimentel

Do UOL, em São Paulo

12/01/2018 04h00

Vitor Belfort vem encarando outra luta antes de enfrentar Uriah Hall, pelo UFC Fight Night em St. Louis (EUA): a saudade. Muito ligado à família, o peso médio deixou sua casa na Flórida para fazer sua preparação para seu último combate pela organização neste domingo (14) no Canadá, afastado da mulher Joana Prado e dos filhos Davi, Vitória e Kyara.

Além das chamadas telefônicas, Belfort arranjou outra forma de se desligar um pouco da pesada rotina de treinos e se conectar a sua família. Pela segunda vez, o lutador levou a cachorra Zenia para ser sua fiel companhia em um camp.

“Sempre que faço minhas preparações, venho com a Zenia. É a segunda vez que faço isso. Minha família veio me visitar, foi bom. Tem horas que você tem que estar preparado, concentrado, faz parte do esporte. Minha família me dá todo suporte para isso”, explicou, em conversa com jornalistas na última quinta-feira (11).

Desde a preparação para o combate contra Nate Marquardt, pelo UFC 212, em junho de 2017, Belfort levava Zenia também para a academia, localizada em Montreal. A cadela, inclusive, também pegou o voo ao lado de Vitor até o Rio de Janeiro, e foi sua única parceira para a luta, vencida pelo brasileiro por decisão unânime, na Jeunesse Arena.

Vitor e Zenia - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Os camps para as duas últimas lutas são diferentes de sua preparação nos anos anteriores. Desde que morava em Boca Raton, Belfort costumava fazer os treinos para seus duelos perto de casa, e descansava normalmente com sua família. Com as derrotas consecutivas para Ronaldo Jacaré, Gegard Mousasi e Kelvin Gastelum, esta alterada para no contest após o americano ser flagrado no exame antidoping por uso de maconha, o Fenômeno passou a fazer sua preparação em Montreal.

O brasileiro vem sendo guiado por Firas Zahabi, técnico dos canadenses Georges St. Pierre e Rory MacDonald. Em vídeos, é possível ver a pastora alemã ao lado de Belfort nos treinos, na Tristar Gym, e também em corridas pela neve da cidade.

Zenia pegou o avião para St. Louis e mais uma vez estará nos últimos momentos da preparação de Belfort antes de uma luta de seu dono. E essa será a mais especial: o brasileiro anunciou que se aposentará após enfrentar Uriah Hall.