Topo

MMA


Repórter do UOL lança livro após relato de ida a motel com lutador de MMA

Divulgação/Todavia
Capa do livro "A Grande Luta" (Todavia) Imagem: Divulgação/Todavia

Do UOL, em São Paulo

19/03/2018 12h58

Uma reportagem publicada no UOL Esporte no ano passado chamou a atenção para um drama recorrente no MMA: o processo de brutal de perda de peso e desidratação a que os lutadores se submetem antes de cada combate.

Acompanhando o drama de um atleta na banheira de um motel na véspera de sua luta, o jornalista Adriano Wilkson construiu um relato premiado que mostrou aos leitores uma realidade desconhecida, longe dos holofotes do esporte mais controverso dos últimos anos.

A repercussão da reportagem desencadeou a produção de um livro, que a editora Todavia lança na terça-feira (20) em São Paulo – está previsto também um lançamento em Belém do Pará, cidade natal do autor. Escrito após mais de um ano de investigação e entrevistas, “A Grande Luta” narra a trajetória do lutado Acácio “Pequeno” e sua jornada para chegar ao UFC, o maior torneio de MMA do mundo.

Ao longo do livro, o leitor conhece a realidade de outros personagens desse universo – como Jéssica, a esposa de Acácio, que também é lutadora - todos de alguma forma conectados a Acácio. Uma parte importante da narrativa se concentra na vida dos atletas fora do octógono e nos conflitos internos com os quais eles se defrontam para chegar lá.

Adriano Wilkson/UOL
Imagem: Adriano Wilkson/UOL

O protagonista, por exemplo, se vê diante da gravidez não planejada de Jéssica e precisa se equilibrar entre a rotina desgastante de um lutador e a paternidade recém-descoberta.

Incorporando técnicas e conceitos da ficção para tratar de uma história real, o livro foi enquadrado na tradição do que se convencionou chamar de “novo jornalismo”, uma corrente imortalizada por repórteres como Gay Talese e Norman Mailer.

“A Grande Luta” traz também trechos de reportagens já publicadas no portal, como o relato da primeira luta de Paulo Borrachinha no UFC, além de detalhes dos bastidores da produção dessas matérias.

“No texto primoroso de Adriano Wilkson, a história do lutador corintiano Acácio “Pequeno” dos Santos e de seu gigantesco, diabólico esforço por um lugar ao sol”, escreveu o jornalista Juca Kfouri, blogueiro do UOL. “A realidade nua e cruel para subir na vida se conseguir descer vitorioso do octógono.”

 “Adriano Wilkson é um talento da nova geração de jornalistas brasileiros. Seu livro vai além da reportagem esportiva ao narrar com leveza e densidade um drama humano típico de milhões de brasileiros”, disse Flávio Moura, editor da Todavia.

“A Grande Luta” (Todavia)
192 páginas
Lançamento:
Livraria Saraiva do shopping Pátio Paulista
20/03, às 19h30