Topo

MMA

Ex-campeão Michael Bisping anuncia aposentadoria do MMA aos 39 anos

John Phillips/Getty Images
Lutador teve auge tardio e coroou 12 anos no UFC com cinturão dos médios Imagem: John Phillips/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/05/2018 23h09

A carreira de Michael Bisping não terá uma luta de despedida. Na noite desta segunda-feira (28), o ex-campeão dos médios do UFC anunciou sua aposentadoria do MMA aos 39 anos de idade. Entre os motivos está um problema na visão, ele explica.

“Por muito tempo eu brinquei sobre isso; que eu poderia lutar ou não lutar. Infelizmente, não é uma luta que vou anunciar. Estou anunciando minha aposentadoria das artes marciais mistas”, declarou em seu podcast Believe You Me, detalhando o drama que viveu após a derrota para Kelvin Gastelum, há seis meses, na qual lesionou o olho esquerdo.

“Não era um flash, era meu olho. Toda vez que eu olhava para a esquerda, via alguns lampejos, mesmo no escuro. Agora está claro, por isso não vejo isso, mas eu comecei a ficar maluco, pensando ‘meu Deus, não acredito, descolei a retina do meu olho bom’”, conta Bisping, que já tinha machucado o olho direito na luta contra Vitor Belfort, em 2013.

O agora ex-lutador recebeu diagnóstico de descolamento do vítreo, o que poderia acarretar no descolamento de retina em caso de novos impactos na região. Mesmo assim Bisping chegou a negociar uma luta de despedida contra Rashad Evans no UFC Fight Night 127, realizado em março, mas não houve acordo.

O britânico começou no MMA no Cage Rage, em 2004. No UFC, ele foi campeão do TUF 3 e iniciou campanha como meio-pesado, mas desceu de categoria após derrota para Evans no UFC 78. Estabeleceu cartel respeitável na nova categoria, mas ficou por muito tempo a dois degraus do cinturão, sendo derrotado na luta que decidiria o desafiante ao título. Eis que, de forma inesperada, em 2016 Bisping venceu Anderson Silva por decisão dos árbitros e em seguida roubou o cinturão de Luke Rockhold, mantendo-o até a derrota para Georges St. Pierre em novembro de 2017.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!