Topo

MMA


Primeiro Gracie a vencer no UFC em 24 anos desobedece dieta da família

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/02/2019 04h00

Kron Gracie voltou a colocar o sobrenome da tradicional família brasileira na lista de vencedores do UFC após 24 anos. O brasileiro derrotou o norte-americano Alex Caceres no estilo que consagrou o clã: com uma finalização.

Filho de Rickson Gracie, o membro mais vitorioso da família no jiu-jitsu, Kron tem uma diferença em relação aos parentes lutadores. Desobedecendo a tradição alimentar da família, ele não se coloca contra o consume de carne vermelha, algo proibido na "Dieta Gracie", criada pelo tio-avô Carlos Gracie.

Por muito tempo, Kron seguiu uma dieta quase vegetariana, com exceção do consumo da carne de peixe. De uns tempos para cá, contudo, ele passou a se mostrar aberto à alimentação com carne vermelha, contanto que elas não sejam processadas.

"Eu só não apoio comer vaca da fazenda, frango da fazenda, esses animais que têm uma energia muito baixa, porque são muito maltratados. Então, eu fui vegetariano só comendo peixe durante anos, mas agora, hoje em dia, eu não tenho problema comendo animal se for... eu também não vou comer animal todo dia, né? Eu vou comer muito pouco. Mas eu não sou contra comer a esse ponto", disse Kron à "Ag. Fight", recentemente.

A "Dieta Gracie" é um dos grandes tesouros do clã. "Ela consiste em não envenenar o corpo, não deixá-lo doente e estabelecer uma combinação adequada dos alimentos", segundo uma matéria feita pela própria família.

O grande exemplo de sucesso apresentado pelos Gracie foi com Helio, um dos patriarcas da família. Considerado uma criança frágil, segundo o clã, ele passou a seguir a dieta desenvolvida pelo irmão Carlos. Entre os mandamentos, um deles impedia justamente o consumo da carne vermelha.

"Quando ninguém falava em nutrição meu pai percebeu a validade de cortar a carne vermelha antes das lutas de tio Helio", disse Reila Gracie, filha de Carlos Gracie, em entrevista à "Gracie Magazine".

Mesmo não sendo contrário ao consumo de carne vermelha, Kron segue uma vida saudável. Além da alimentação o "Garoto do Rio", como diz seu perfil no Instagram, posta constantemente fotos em contato com a natureza.

"A minha dieta é saudável. Eu acho que é o jeito de definir. Eu não tenho nenhuma regra sinistra: acho que como as coisas que meu corpo precisa na hora que precisa", completou na entrevista à "Ag. Fight".