Topo

MMA


Novatos "varrem" veteranos e UFC Rio marca "reciclagem" de lutadores

Anderson Silva, de 44 anos, levou duro golpe no joelho direito do americano Jared Cannonier e se lesionou - Leandro Bernardes
Anderson Silva, de 44 anos, levou duro golpe no joelho direito do americano Jared Cannonier e se lesionou Imagem: Leandro Bernardes

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/05/2019 11h00

O currículo pesado parece já não assustar mais a nova geração de lutadores do UFC. No evento de número 237, realizado no último sábado (11) no Rio de Janeiro, os veteranos consagrados foram devastados por atletas mais jovens ou com menos experiência na organização. O feito fez o torneio chancelar a reformulação que tem ocorrido no MMA.

Ryan Spann, de 27 anos, não tomou conhecimento de Rogério Minotouro, que tem 15 anos a mais, e nocauteou o brasileiro de maneira fácil aos 2m07s do primeiro round.

Laureano Staropoli, de 26, teve uma luta mais franca com Thiago Pitbull, de 35, mas venceu por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28).

As lendas Anderson Silva (44) e José Aldo (32), não pegaram adversários tão novos, mas com muito menos lutas no UFC. Spider foi nocauteado no primeiro round (4m47s) pelo americano Jared Cannonier (35) e o "campeão do povo" perdeu por unanimidade (triplo 30-27) para o australiano Alexander Volkanovski (30).

Bethe Correia, de 35 anos, foi finalizada no terceiro round pela mexicana Irene Aldana, de 31, no terceiro round (3m24s).

A média de idade dos atuais campeões do UFC, porém, ainda é alta, de 30,5, mas ela vem baixando.

Cormier é o "quarentão solitário"

Entre os detentores de cinturão há ainda um veterano solitário. Trata-se do americano Daniel Cormier, de 40 anos, que é campeão dos pesos-pesados. Sem contar com ele, a média de idade dos atuais vencedores das categorias cai para 29,7.

Anderson Silva e Aldo perto da aposentadoria

Lendas do UFC, Anderson Silva e José Aldo estão próximos da aposentadoria. Spider ainda tem mais algumas lutas em contrato, mas primeiro precisará se recuperar da lesão no joelho direito ao ser nocauteado por Cannonier. Já o "campeão do povo" tem dito que pretende se aposentar no fim do ano, quando encerra seu vínculo com a organização.