UOL Esporte Natação
 
26/08/2010 - 20h47

Nadadora Daynara de Paula é suspensa por seis meses por doping

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Promessa do nado borboleta, Daynara de Paula foi suspensa por seis meses por uso de furosemida

    Promessa do nado borboleta, Daynara de Paula foi suspensa por seis meses por uso de furosemida

Considerada uma das promessas da natação brasileira, Daynara de Paula foi suspensa por seis meses após ser flagrada em exame antidoping nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, realizados em março. A punição já está em vigor desde o dia 20 de agosto, data do julgamento.

A Fina (Federação Internacional de Natação) informou que Daynara testou positivo para o diurético furosemida, utilizada para perda de peso e também é capaz de mascarar nos exames o uso de outras substâncias proibidas.

A audiência realizada na sede da Fina tirou Daynara de Paula do Pan-Pacífico, em Irvine, nos Estados Unidos. Mesmo sem a nadadora, o Brasil terminou com a melhor participação no torneio com oito medalhas.

O doping foi divulgado no fim de abril. Mas no começo de maio, ela disputou o Troféu Maria Lenk, em Santos. Na época, a alegação do Minas, clube de Daynara, e da CBDA era de que a atleta tinha condições de competir porque nenhuma notificação sobre suspensão tinha sido feita.

A atleta, de 20 anos, disputou os Jogos Olímpicos de Pequim e o Mundial de Roma, no ano passado. Na Itália, fez final dos 50m borboleta e semifinal dos 100m borboleta.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host