Topo

Brasileiro do salto ornamental assume ser gay em entrevista a jornal

Do UOL, em São Paulo

08/01/2014 18h32

O atleta Ian Matos, que representou o Brasil nos saltos ornamentais nos últimos Jogos Pan-Americanos, em 2011, assumiu publicamente ser homossexual. Em entrevista ao jornal Correio Brasiliense, o competidor reconheceu que o assunto é difícil para as pessoas, mas ressaltou a importância de ser “livre”.

“As pessoas não estão preparadas para lidar com isso. Desde pequenininho, eu sabia que era gay, mas foi aqui (em Brasília) que eu consegui viver minha sexualidade”, disse o atleta, que diz sofrer com preconceitos.

“Parece que, por ser homossexual, você já começa um nível abaixo. Ouvi muito ‘não vou perder para um viadinho’ ou ‘não acredito que você perdeu para o viadinho’”, completou o atleta.

Recentemente, outro atleta dos saltos ornamentais assumiu ser gay. Tom Daley, britânico que disputou os dois últimos Jogos Olímpicos, deu uma declaração pública sobre sua orientação sexual.

Ao comentar o assunto, Ian Matos brincou ao dizer a um amigo que faria o mesmo. Ouviu um conselho para só fazer a revelação após os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. “Quando vi, brinquei com um amigo. Falei que ia fazer também. Ele aconselhou que eu esperasse passar as Olimpíadas para não deixar de receber patrocínio. Não acho que vá me atrapalhar, mas também não posso pensar que o mundo concorda comigo”, finalizou.

Matos, que tem 24 anos, foi morar na capital do Brasil aos 17 anos, onde treinou em troca de um salário que o ajudava a se sustentar e pagar seu curso de pedagogia na Universidade de Brasília. Recentemente, ele se mudou para o Rio de Janeiro de olho na Olimpíada de 2016.

Além dos Jogos Pan-Americanos de 2011, Matos tem em seu currículo uma medalha de bronze em uma etapa dos EUA do circuito mundial de saltos ornamentais ao lado de Luiz Felipe Outerelo.

Nesta quarta-feira, Thomas Hitzlsperger, ex-jogador alemão que disputou a Copa do Mundo de 2006, também assumiu ser gay.