Topo

Cielo se espelha em Federer e Phelps, mas não cria pressão por resultados

Ricardo Bufolin/ECP/Divulgação
Imagem: Ricardo Bufolin/ECP/Divulgação

Fabio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

06/04/2017 12h11

Aos 30 anos de idade, Cesar Cielo se diz mais motivado do que nunca neste retorno às piscinas. Após não se classificar para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ele tirou um período sabático. Em março, voltou a nadar depois de 11 meses.

Nesta volta, o campeão olímpicos dos 50m e bicampeão mundial toma como exemplo dois atletas que voltaram a ter resultados excepcionais após um tempo longe da competição, seja por opção pessoal ou por lesão: Michael Phelps e Roger Federer.

O primeiro ganhou cinco medalhas de ouro no Rio após uma pausa na carreira. O segundo ganhou dois Masters 1.000, um Grand Slam e perdeu apenas um jogo em 2017 após seis meses sem jogar por causa de uma cirurgia no joelho.

"São caras que são fora de série. Se parassem anos, o corpo e a parte mental não iam desligar. Não quero atrapalhar esta escrita. Não quero ser quem voltou mais ou menos ou mal. Estou treinando melhor que nos últimos três, quatros anos. Estou me sentido bem", disse o nadador durante entrevista nesta quinta-feira na qual foi apresentado como integrante da equipe do Pinheiros. Ele volta ao clube pelo qual nadou por sete anos, entre 2003 e 2010.

"Não coloco data fixa para resultado. Assinei por dois amos. Tenho dois anos para buscar este resultado e ver se vou até 2020 ou não", disse em relação aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Em maio, ele disputará o Troféu Maria Lenk, no Rio. A competição dará vaga a oito nadadores do país no Mundial de Budapeste (HUN), em julho.

"Para esta temporada, estou buscando fazer o melhor que posso desde performance até melhora de tempo. Estou sentindo como estou voltando a competir. É difícil dar uma coisa mais exata", disse.

"Estou em processo de redescobrir o que posso fazer na piscina e vou tentar classificar para o Mundial. Não estou colocando tanta pressão neste primeiro momento. Como estou voltando, meu objetivo é nadar melhor ou perto das melhores marcas, mas está prematuro para responder", completou.