Esporte

Miguel Cagnoni é eleito presidente da CBDA, mas terá impasse com Fina

Reprodução/CBDA
Miguel Cagnoni foi eleito o novo presidente da CBDA Imagem: Reprodução/CBDA

Do UOL, em São Paulo

09/06/2017 17h23

Miguel Cagnoni foi eleito novo presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) nesta sexta-feira (09) e comandará a entidade pelos próximos quatro anos. A eleição ocorre em meio a impasse entre a Justiça brasileira e a Federação Internacional de Natação (Fina). A eleição pode fazer com que o Brasil seja expulso ou suspenso do quadro de membros da Federação. 

Foram 64 fotos para o eleito Miguel Cagnoni, da chapa Inovação e Transparência; 26 para Cyro Delgado, da Cara Nova; 3 para Jefferson Borges. Foram três votos brancos - 2 Brancos e um anulado. 

Miguel Cagnoni é o presidente da Federação Aquática Paulista há 22 anos e há dois vinha sendo candidato de oposição à presidência da CBDA. 

Na última quinta (07), ao jornal Lance!, a Fina informou que não vai reconhecer a eleição presidencial da CBDA realizada nesta sexta por elas não serem realizadas de acordo com a Constituição da CBDA e as Regras da Fina. 

A eleição, que já havia sido adiada por três meses, ocorreu com interferência da Justiça brasileira, o que é contra as regras da Federação Internacional. "A Fina não reconhecerá as eleições na CBDA, uma vez que elas não são realizadas de acordo com a Constituição da CBDA e as Regras da Fina", escreveu, em nota, a entidade internacional na última quinta.

O impasse acontece porque a CBDA precisa se sujeitar às leis brasileiras para conseguir receber verbas públicas e depende da Fina para que os atletas brasileiros participem de competições internacionais. 

As eleições ocorrem dois meses depois de seu antigo presidente Coaracy Nunes ser preso por ser suspeito de desviar R$ 40 milhões de recursos públicos destinados a CBDA. Na ocasião, a operação também prendeu o diretor financeiro da entidade, Sérgio Ribeiro Lins de Alvarenga e o coordenador técnico de natação Ricardo de Moura.  

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo