Topo

"Ele voltará a andar", afirma pai de nadador italiano que foi baleado

Manuel Bortuzzo natação Itália - Reprodução
Manuel Bortuzzo natação Itália Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/02/2019 18h31

O pai do nadador Manuel Bortuzzo, Franco Bortuzzo, disse acreditar que o filho voltará a andar. O jovem de 19 anos, visto como uma das promessas da Itália, perdeu a mobilidade das pernas após ter levado um tiro no último sábado, em Roma. Ele sofreu uma lesão medular.

Leia também:

Prodígio da natação italiana é baleado e vai ficar paraplégico

"Falamos para Manuel sobre a paralisia dele. Ele não chorou. Nós não paramos de esperar, vamos leva-lo para um centro especializado, e ele voltará à vida dele. Voltará a andar, como prometido. E agora a família dele é a Itália, ele é um filho da Itália", disse Franco.

Nascido em Trieste, em 1999, Manuel chegou à capital para treinar e tentar entrar para a seleção italiana. A federação nacional via o atleta como uma promessa das provas de meio fundo. Na madrugada de sábado para domingo, o nadador, alguns amigos, a namorada e outros atletas permaneceram por algum tempo na porta de um bar. Eles foram barrados por causa de uma briga que ocorreu no local. 

Na volta para casa, uma pessoa em uma moto atirou contra Bortuzzo. De acordo com o jornal Gazzetta dello Sport, dois suspeitos estão presos: Lorenzo Marinelli e Daniel Bazzano, de 24 e 25 anos, respectivamente. Segundo a publicação, eles teriam admitido ter atingido o nadador "por engano", pensando que era outra pessoa ligada à confusão no bar.