Topo

Fina aumenta punição e deixa brasileiro fora de Tóquio-2020; cabe recurso

Gabriel Santos, nadador brasileiro - Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Gabriel Santos, nadador brasileiro Imagem: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Rubens Lisboa

Colaboração para o UOL

22/07/2019 18h05

O nadador brasileiro Gabriel Santos, de 23 anos, teve sua punição por doping estendida de oito meses para um ano, hoje, em resolução do painel da Federação Internacional de Natação (Fina) e deve ficar fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, em decisão que ainda cabe recurso.

Gabriel foi flagrado em exame realizado no último dia 20 de maio com o uso da substância proibida Clostebol, em exame de urina colhido em teste surpresa da Fina. Para antecipar o julgamento, a defesa do nadador não pediu contraprova, mas não conseguiu evitar a punição em julgamento ocorrido em Gwangju, na Coreia do Sul, onde acontece o Campeonato Mundial de natação.

O nadador estava convocado tanto para o Mundial quanto para os Jogos Pan-Americanos, mas acabou substituído por André Calvelo após sua suspensão ser confirmada.

Como a seletiva olímpica brasileira acontece em abril do próximo ano, a punição de 12 meses impede Gabriel de participar e assim o deixa sem possibilidades de tentar uma vaga para Tóquio, o que sua defesa ainda deverá recorrer.

Natural de Guarulhos, Gabriel participou da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos Rio-2016 e estava escalado para o revezamento 4x100 m livre no Mundial de Gwangju, tendo nadado na prova que deu medalha de prata ao Brasil no Mundial anterior, em Budapeste, há dois anos, além do ouro no Pan-Pacífico de 2018.

Sem ele, a equipe brasileira acabou apenas na sexta colocação, ontem, contando com Marcelo Chierighini, Pedro Spajari e Breno Correia, além de Bruno Fratus, que nadou a final na vaga que seria de Gabriel, depois de André Calvelo ter sido o substituto durante a semifinal.

Embora não tenha ido ao pódio, o revezamento brasileiro conseguiu a vaga olímpica ao terminar o Campeonato Mundial entre os 12 melhores no último fim de semana.