Ao vivo

Siga em tempo real a cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris 2024

Jackie Chan carrega a chama paralímpica

Quatro países fecham a "letra A"

As delegações de Armênia, Áustria, Aruba e Azerbaijão adentram na praça e apresentam seus nomes na cerimônia.

Primeiros países entram para a apresentação

Os primeiros países começam a entrar na Praça para a apresentação. Entre eles, estão países como Afeganistão, África do Sul, Argélia, Alemanha, Angola, Arábia Saudita e Argentina.

Grécia não é a primeira nas Paralimpíadas

Diferente dos Jogos Olímpicos, em que a Grécia sempre é a primeira a entrar por conta de ser o berço das Olimpíadas, nos Jogos Paralímpicos, isso não acontece, pelos Jogos Paralímpicos não serem inventados pelos gregos. A lista começa pelo Afeganistão.

Começa a cerimônia das delegações

Começa a entrada das delegações na Praça da Concórdia. Elas devem começar pela ordem alfabética em francês dos países.

Cerimônia no piano tem Chilly Gonzales

O canadense Chilly Gonzales participa no piano da cerimônia de abertura das Paralimpíadas. O canadense é cantor, compositor e pianista, e já trabalhou com artistas como Drake, Feist e Daft Punk.

Paris quer aproveitar marco das Paralimpíadas para incluir

A capital francesa quer aproveitar esta grande celebração do esporte para fazer da deficiência um assunto de discussão, consulta, progresso, mas acima de tudo inclusão, como declarou Alexsander Ekman, coreógrafo sueco responsável pela cerimônia de abertura: "Ao longo deste projeto, fiquei intrigado e aprendi muito sobre os problemas sociais que persistem em nossa sociedade sobre a questão da deficiência. Espero que esta cerimônia faça a diferença para todos nós. Espero que tenha como objetivo normalizar todos os corpos e se torne um acelerador para a inclusão e acessibilidade em todo o mundo", citou.

Pianistas no centro da apresentação

"Paradox" é o tema da cerimônia, enquanto um espetáculo de televisão moderno se desenrola tendo como pano de fundo o monumento histórico parisiense. Os pianistas estão no centro da apresentação, com uma interpretação emocionante vinda diretamente do coração do artista.

Nadador paralímpico aparece na cerimônia

O nadador deficiente e apresentador de TV francês Théo Curin foi a primeira personalidade a aparecer na cerimônia, que durará quase três horas, em vídeo gravado. Nós o vemos primeiro no psicólogo, depois em um carro decorado com inúmeras Friges, mascotes paralímpicos, para onde conduz outros atletas paralímpicos. Em seguida, ele chega a Place de la Concorde dentro deste carro.

Começa a cerimônia de abertura!

A apresentação começa com dançarinos e pianistas na Place de la Concorde.

Doméstica, babá e atleta: ela estreia em Paralimpíadas após jornada tripla

Quedas e suor: rúgbi em cadeira de rodas é tão intenso quanto o tradicional

Quem dirige a cerimônia de abertura?

Assim como as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas, a cerimônia de abertura das Paralimpíadas será dirigida artisticamente por Thomas Jolly, enquanto a coreografia e a encenação estarão sob a orientação do coreógrafo sueco Alexander Ekamn e a música foi composta por Victor Le Masne, compositor do hino dos Jogos Olímpicos, "Parade".

Brasil fortemente representado

Paris receberá 4.400 para-atletas nos próximos 10 dias, em 22 esportes diferentes, e destes, 280 atletas serão brasileiros, sendo 255 com deficiência, 19 atletas-guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

Local diferente da abertura das Olimpíadas

Se nas Olimpíadas, o local de abertura foi o Rio Sena, nas Paralimpíadas, a abertura seguirá nas ruas de Paris e longe dos estádios, mas agora o palco será outro: a Praça da Concórdia.