Topo
Tudo que rolou na noite de sábado (31) e na madrugada e manhã de domingo (01)
Maja Hitij/Getty Images

Medalhas de Rebeca e Fratus são a recompensa da persistência

Resiliência, persistência, obstinação, obsessão. O nono dia de disputa de medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio premiou dois atletas que fizeram jus ao lema de que o brasileiro não desiste nunca. Na ginástica artística, Rebeca Andrade conquistou o ouro no salto (seu segundo pódio no Japão, após a prata no individual geral) após anos tendo que lidar com lesões e três cirurgias no joelho direito. Já na natação, Bruno Fratus conseguiu sua tão sonhada medalha com o bronze nos 50m livre, após bater na trave nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Rio-2016. Seu alívio e a sensação de missão cumprida foram evidentes. Sem dúvida alguma Fratus era um dos atletas nacionais mais obsessivos em busca de um lugar no pódio. Além destes resultados, o Brasil garantiu neste domingo (1) mais uma medalha no boxe, com Hebert Conceição, viu Alison dos Santos brilhar no atletismo, e vitórias no vôlei e vôlei de praia. O dia ainda reservou uma grande surpresa nos 100m rasos masculino, e um recorde mundial no salto triplo. Confira o que de melhor aconteceu em Tóquio no nono dia do evento.
PUBLICIDADE
Wagner Carmo/CBAt
Atletismo 400m com barreiras masculino
Semifinal

Alison dos Santos brilha, bate recorde e vai à final em segundo

Com direito a novo recorde sul-americano, Alison dos Santos, também conhecido como Piu, brilhou na semifinal dos 400m com barreiras e se classificou para a decisão da prova na manhã deste domingo (1) no atletismo. O brasileiro venceu a segunda das três séries realizadas com bastante tranquilidade, com a marca de 47s31, e mostrou que será um dos candidatos à medalha na final, marcada para terça-feira (3) às 0h20 (horário de Brasília). Na soma geral das baterias disputadas, Piu foi o segundo melhor, atrás apenas do favorito norueguês Karsten Warholm, que foi apenas um centésimo mais rápido (47s30).
PUBLICIDADE
Jewel SAMAD / AFP
Atletismo 100m rasos masculino
Final

Sem Jamaica na final, italiano leva ouro nos 100m rasos

A final dos 100m rasos masculino no atletismo, uma das mais aguardadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, reservou grandes surpresas na manhã deste domingo (1). A primeira delas foi a não classificação de nenhum atleta da Jamaica para a decisão, após anos de tradição na prova, especialmente com Usain Bolt. E o segundo "choque" veio com a conquista da medalha de ouro por um azarão, o italiano Lamont Jacobs. O europeu venceu com a marca de 9s80 com novo recorde continental, e deixou para trás o americano Fred Kerley, prata com 9s84, e o canadense Andre de Grasse, bronze com 9s89.
Aleksandra Szmigiel/Reuters
Atletismo Salto triplo feminino
Final

Venezuelana aniquila recorde mundial no salto triplo e fatura ouro

A venezuelana Yulimar Rojas não se destacou somente por ganhar a medalha de ouro no salto triplo feminino na manhã deste domingo (1) no atletismo, como também aniquilou o recorde mundial da prova, que já durava 26 anos. A sul-americana, bicampeã mundial e vice-campeã olímpica na Rio-2016, venceu com um salto de 15,67m, 17 centímetros a mais do que a antiga melhor marca da história, que pertencia à ucraniana Inessa Kravets desde 1995 (15,50m). A portuguesa Patricia Mamona levou a prata em Tóquio (15,01m), e a espanhola Ana Peleteiro ganhou o bronze (14,87m).
Angela WEISS / AFP
Vôlei de praia Feminino
CHN 0 2 BRA

Ana Patrícia e Rebecca entre as oito melhores

Ana Patrícia e Rebecca classificaram-se para as quartas de final no vôlei de praia feminino na noite deste sábado (31). A dupla brasileira venceu as chinesas Wang e Xia por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 23/21, e estão entre as oito melhores equipes do torneio olímpico. Na próxima fase, na terça-feira (3), Ana Patrícia e Rebecca enfrentarão as suíças Verge-Depre e Heidrich.
PUBLICIDADE
Julio Cesar Guimarães/COB
Luta olímpica Estilo livre até 76kg feminino
BRA 0 6 TUR

Aline e Eduard caem na primeira rodada

Os brasileiros Aline Silva e Eduard Soghomonyan foram eliminados na primeira rodada na luta olímpica, na madrugada deste domingo (1), em Tóquio. Aline, que enfrentou a turca Yasemin Adar no estilo livre, na categoria até 76kg, foi superada pelo placar de 6 a 0. Pouco depois, foi a vez de Eduard se despedir dos Jogos Olímpicos, ao cair diante do alemão Eduard Popp por 2 a 0, na categoria até 130kg no greco-romano.
Siphiwe Sibeko/Reuters
Handebol Masculino
ALE 29 25 BRA

Brasil perde para a Alemanha e é eliminado

A seleção brasileira masculina de handebol foi eliminada na manhã deste domingo (1) dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A equipe não avançou para as quartas de final após a derrota para a Alemanha por 29 a 25. Com o resultado, o Brasil terminou na quinta e penúltima colocação no Grupo A, com dois pontos conquistados. O time conseguiu uma única vitória na primeira fase, sobre a Argentina, e foi superado por França, Espanha e Noruega, além dos alemães. As quatro equipes europeias se classificaram.
PUBLICIDADE