UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 

Chegou a estrela Pela primeira vez os Jogos foram televisionados. As competições foram transmitidas graças ao Fernsehkanone (canhão da televisão), uma imponente câmara totalmente eletrônica construída pela empresa Telefunken. Perto do estádio Olímpico foi erguida a Funkturm, a torre emissora, junto a um estúdio de mixagem que produzia oito horas diárias de programação para os berlinenses.
Todos os povos? Os líderes nazistas tentaram por todos os meios trocar o membro alemão do COI (Comitê Olímpico Internacional), Theodore Lewald, judeu, por Hans von Taschmmer und Osten, filiado ao partido. O presidente do COI resistiu à pressão, ameaçando anular os Jogos. Para impedir a participação de judeus pela Alemanha, o regime alegou que os resultados técnicos de atletas como Werner Schattmenn, Gretel Bergmann, Frantz Orgler e Max Seligmann, entre outros, eram "insuficientes".
Se eles soubessem... Pela primeira vez uma edição das Olimpíadas teve mais de 4.000 inscritos. Em Berlim, participaram 4.066 atletas.
Choque Nos primeiros Jogos da espada elétrica – que sinaliza os toques no adversário -, a alemã judia Helene Mayer, que morava nos EUA, foi convidada a competir pelo seu país natal. Ganhou a prata na espada e, durante a premiação, fez a saudação nazista.
Trégua olímpica? Afeganistão, Bermudas, Bolívia, Costa Rica e Liechstenstein participam pela primeira vez das Olimpíadas. A Espanha, em plena Guerra Civil, anunciou sua desistência no dia da abertura.
Rei da selva O atleta norte-americano Glenn Morris, campeão do decatlo, foi o terceiro "Tarzan" saído de uma Olimpíada. Os outros dois foram Johnny Weissmuller (nadador que ganhou cinco ouros entre 1924 e 1928) e Herman Brix (arremessador de peso, prata em 1928).
Bola na mão Dois esportes coletivos estréiam nos Jogos: o handebol e o basquete. A canoagem também faz sua entrada oficial no programa olímpico. O handebol, à época disputado num campo de futebol por times de 11 jogadores, ficou fora do programa olímpico até Munique-72.
Hi, man! O primeiro time norte-americano de basquete a participar dos Jogos Olímpicos foi formado após um torneio realizado no Madison Square Garden, em abril de 1936. Foram convidadas duas equipes do campeonato da AAU, o time vencedor do campeonato da YMCA e cinco times do campeonato colegial. A final foi disputada pelo Globe Olilers, do Kansas, e pelo Universal Pictures, da Califórnia. A equipe foi formada por sete jogadores do time da Universal, seis do Globe Oilers e um universitário.
Cestinha? Cerca de duas mil pessoas assistiram, debaixo de forte chuva, a final do basquete entre EUA e Canadá. No primeiro tempo, os norte-americanos venceram por 15 a 4. No segundo, com a quadra transformada num lamaçal, os Estados Unidos mantiveram a vantagem e conquistaram a medalha de ouro com uma vitória por 19 a 8.
Camaradas Nas séries de classificação para a prova de salto em distância, Jesse Owens ficou com apenas uma tentativa depois de queimar dois saltos. O alemão Carl Lutz Long chegou perto dele para lhe dar palavras de ânimo. Owens se classificou no sufoco. Na final, os dois atletas se enfrentaram pela vitória. Owens ganhou e Long foi o primeiro a felicitá-lo. Os dois ficaram grandes amigos. Long morreu em combate, durante a Segunda Guerra Mundial. Fiel ao amigo, Owens viajou à Alemanha nos anos 60 para ser padrinho de casamento de Karl, filho de Long.
Negócios de família No remo, na prova do quatro com timoneiro, o barco francês conseguiu o bronze. O fato curioso é que o timoneiro, Noel Vandernotte, tinha apenas 12 anos. Os dois remadores eram Fernand Vandernotte e Marcel Vandernotte, respectivamente pai e tio de Noel.
Baladeira A natação feminina foi marcada por um escândalo: Eleanor Holm-Jarret, uma das principais figuras na equipe norte-americana, já tinha sido suspensa em 1934, pelo Comitê dos Estados Unidos, sob acusação de profissionalismo. Conseguiu a classificação para Berlim nas seletivas norte-americanas e viajou como favorita à medalha de ouro. Na viagem, a bordo do navio que transportava a delegação de Nova York a Hamburgo, Holm-Jarret dedicou a maior parte do tempo a freqüentar o bar e a apreciar as bebidas, especialmente o champanhe. Na chegada à Alemanha, Avery Brundage, presidente do comitê norte-americano, explicou que a nadadora tinha sido separada da equipe por "não respeitar as regras do treinamento".
Onipresente Presidente da Fifa por 24 anos (1974-1998), o então nadador brasileiro João Havelange competiu em Berlim nos 400m e nos 1.500m livre, além de integrar a seleção de pólo aquático.
Exemplo ignorado Apesar de ter uma das pernas amputadas abaixo do joelho devido a um acidente, o jogador de pólo aquático húngaro Oliver Halassy disputou em Berlim sua terceira Olimpíada. O exemplo não lhe poupou de ser morto em Budapeste, em 1946, por um soldado soviético.
Outras olimpíadas