! COI exclui beisebol e softbol do programa dos Jogos de 2012 - 08/07/2005 - UOL Esporte - Olimpíadas
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  08/07/2005 - 08h17
COI exclui beisebol e softbol do programa dos Jogos de 2012

Das agências internacionais
Em Cingapura

Definida a sede dos Jogos de 2012, os membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) voltaram a se reunir nesta sexta-feira em Cingapura para votar o cronograma de esportes para as Olimpíadas de Londres daqui a sete anos.

Arquivo 
Cubanos comemoram ouro olímpico do beisebol nos Jogos de Atenas em 2004
Pela primeira vez nos últimos 69 anos, duas modalidades caíram do quadro olímpico: beisebol e softbol. Foi a primeira exclusão desde os Jogos de 1936, em Berlim, quando o pólo deixou o evento.

Na mesma votação, os membros do COI rejeitaram a adição de esportes substitutos. Golfe, rúgbi de sete, squash, karatê e patins sobre rodas estiveram na pauta de discussão.

Antes de colocar em votação, o presidente do COI, o belga Jacques Rogge, pediu aos membros da entidade que analisassem com especial atenção a inclusão de golfe e rúgbi, esportes populares entre os britânicos, organizadores dos Jogos de 2012.

Estas modalidades indicadas pelo presidente do COI já em reunião de 2002, são os esportes que mais movimentam dinheiro dentre os que concorriam a uma vaga. Mas o lobby acabou não funcionando.

Depois de alguma discussão, apenas as inclusões de squash e karatê foram colocadas em votação e em seguida rejeitadas. As modalidades precisavam de dois terços de aprovação dos membros do COI para serem incluídas no quadro olímpico. O squash acabou tendo entrada negada por 63 a favor a 39 contra, enquanto a arte marcial caiu por 63 a 38.

Excluído na votação desta sexta, o beisebol havia se tornado esporte olímpico oficial em 1992, nos Jogos de Barcelona. No entanto, a modalidade levava uma certa fragilidade às Olimpíadas, pois o evento não contava com a presença dos jogadores da MLB (Major League Baseball), liga profissional dos EUA, que concentra os principais jogadores do mundo.

A proibição da MLB de ceder atletas aos Jogos Olímpicos, de acordo com análise de membros do COI, foi decisiva para a exclusão. "Acho que as pessoas pensavam: se não temos os jogadores da MLB, precisamos de mudança", comentou Craig Reedie, britânico que integra o quadro de membros do COI.

INCLUSÕES REJEITADAS
Squash
Karatê
Golfe
Rúgbi
Patinação sobre rodas
Os recentes escândalos de jogadores de beisebol envolvidos em casos de doping também foram citados como agravante na situação olímpica do esporte. "Eles tiveram um grande erro. O beisebol é jogado em todos os países do mundo", lamentou Tommy Lasorda, técnico que levou os EUA à medalha de ouro nos Jogos de Sydney-2000.

Palavras de insatisfação também vieram da ala japonesa do COI. "É uma grande decepção", afirmou Tsunekazu Takeda, presidente do Comitê Olímpico do Japão. "Isso machuca demais os japoneses", endossou Tsutomu Hayashi, secretário-geral da mesma entidade.

O tom de lamentação também foi ouvido da comunidade internacional do softbol, versão feminina do beisebol, presente nas Olimpíadas desde 1996. A falta de apelação global da modalidade foi o argumento parra derrubá-la. "Pensávamos que tínhamos o apoio do COI. Mas obviamente estávamos enganados", comentou Don Porter, presidente da federação norte-americana da modalidade.

Os números também pesaram contra. No softbol, somente 56% dos países filiados ao COI possuem federações da modalidade. Por sua vez, o beisebol é o que possui menor número (51%).

Por sua vez, o grande favorito a deixar o quadro olímpico, o pentatlo moderno,a acabou sobrevivendo. A modalidade havia sido elegida pelo presidente do COI numa reunião em 2002 como a que precisava ser revista com atenção. A expectativa era que este esporte deixasse o evento a partir dos Jogos de Londres.

"Todos nós estávamos muito nervosos. Mas agora estamos contentes com esta confiança depositada pelos membros do COI", manifestou o alemão Klaus Schormann, presidente da federação internacional de pentatlo moderno, esporte que combina tiro, esgrima, natação, corrida e equitação, num evento de apenas um dia.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias