! João Derly lidera ranking mundial de judô - 02/03/2006 - UOL Esporte - Judô
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  02/03/2006 - 11h40
João Derly lidera ranking mundial de judô

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro João Derly é o novo líder do ranking mundial de judô na categoria meio-leve até 66 kg, divulgado nesta quinta-feira pela União Européia de Judô (EJU). Com 274 pontos, o judoca aparece à frente do japonês Masato Uchishiba, atual campeão olímpico, segundo colocado, com 235 pontos.

Arquivo
Derly, ouro no Mundial, lidera pela primeira vez o ranking mundial, com 274 pontos somados
Há duas semanas, Derly aparecia em segundo lugar no ranking, mas a medalha de prata na Copa do Mundo de Leonding, na Áustria, lhe rendeu 34 pontos além dos 90 já acumulados com o ouro no Torneio de Paris, válido pelo Mundial.

Derly é o único brasileiro a conquistar um título de campeão mundial. Ele começou a carreira disputando a categoria ligeiro, onde conquistou o título mundial juvenil.

Somente após o Pan-Americano de Santo Domingo, mudou para a categoria meio-leve, até 66 kg, depois de ser suspenso por doping devido a um teste de controle ter detectado a presença de diuréticos em seu organismo.

Na nova classe, Derly não conseguiu vaga na equipe brasileira que disputou a Olimpíada de Atenas. Mas foi à forra um ano depois, se tornando o primeiro atleta do país a ganhar a medalha de ouro no Mundial de judô.

O japonês Hiroyuki Akimoto, vítima de Derly na final de Paris, aparece na quarta posição do ranking com 50 pontos acumulados naquela ocasião. Depois disso, ele não disputou nenhum torneio válido para a contagem de pontos.

Outro brasileiro que se destacou nesta edição do ranking da EJU é Flávio Canto. Com a medalha de ouro conquistada no último dia 26 na etapa de Hamburgo (ALE) da Super Copa do Mundo, na categoria até 81 kg, ele somou 90 pontos aos seus 50 já conquistados nas Olimpíadas de Atenas-2004, com a medalha de bronze.

O líder nessa categoria é o holandês Guillaume Elmont, que no ano passado conquistou o ouro no Campeonato Mundial, disputado no Cairo, Egito, quando somou 100 pontos. Esta foi, inclusive, sua última pontuação no ranking. Elmont acumula agora 180 pontos contra 140 de Canto.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias