UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/04/2007 - 17h18

Pan pretende mostrar Brasil multi-étnico no revezamento da tocha

Da Redação
Em São Paulo

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos do Rio (Co-Rio) concluiu o processo de convite a 52 cidades para participarem do revezamento da tocha pan-americana. O critério adotado para escolha das cidades, além das capitais, foi a sua representatividade econômica, histórica, ecológica e turística.

Campinho da Independência - um antigo quilombo -, Campo Novo de Parecis (uma comunidade de indígena), Ouro Preto (cidade mineira da exploração mineira do século 18), Blumenau (terra do descentes alemãs em Santa Catarina) e Canindé de São Francisco (no Sergipe) são algumas das convidadas. Algumas destas, não se configuram em cidades. Por exemplo, Campinho da Independência, localizado ao sul do estado do Rio de Janeiro, a 20 km da cidade de Paraty, que possui uma população toda descendente de três escravas.

No momento, o Co-Rio aguarda as confirmações das solicitações. A tocha, conforme tradição nos Jogos Pan-Americanos, será acesa em 4 de junho, em Teotihuacan, na Cidade do México, de onde segue diretamente para o Brasil. O encerramento do revezamento será no Rio de Janeiro, em 13 de julho, quando haverá a Cerimônia de Abertura.

Ao final do processo, 42 cidades participarão do revezamento, representando todos os países que estarão no Pan.

Veja a relação das 52 cidades convidadas: Americana, Angra dos Reis, Aracaju, Balneário Camboriú, Belém, Belo Horizonte, Blumenau, Boa Vista, Brasília, Búzios, Cabo Frio, Campinas, Campinho da Independência (Antigo Quilombo), Campo Grande, Campo Novo de Parecis (Comunidade Indígena), Canindé de São Francisco, Cidade de Goiás, Cuiabá, Curitiba, Duque de Caxias, Fernando de Noronha, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Guarulhos, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Niterói, Nova Iguaçu, Ouro Preto, Palmas, Parati, Petrópolis, Porto Alegre, Porto Velho, Recife/Olinda, Rio Branco, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano, São Luis, São Paulo, Teresina e Vitória.