UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

04/05/2007 - 10h32

Musa, Mariana Brochado está fora dos Jogos Pan-Americanos

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Satiro Sodré/Divulgação
Mariana Brochado chora ao perder a chance de disputar o Pan do Rio de Janeiro
MARIANA EXPLICA ELIMINAÇÃO
VEJA FOTOS DAS PROVAS DE SEXTA
FLÁVIA COMENTA ELIMINAÇÂO
Considerada uma das musas da natação, Mariana Brochado, 22 anos, está fora dos Jogos Pan-Americanos do Rio. Nesta sexta-feira, disputando a final dos 400 m livre do Troféu Maria Lenk (ex-Troféu Brasil), a nadadora ficou apenas em quinto e não conseguiu ficar entre os dois melhores índices da prova para se classificar.

Os 400 m livre eram a prioridade de Mariana. Com o tempo de 4min18s63, ela fez apenas 4min20s02. "Eu fiz o meu melhor. Fica para a próxima. De repente, não era para eu ir. Eu acredito muito nisso. Estou com a consciência tranqüila e vou levar isso como motivação para continuar tentando. E isso é que é ser atleta com 'A' maiúsculo. Vou ficar na torcida pelo sucesso de todo mundo", afirmou a nadadora ao deixar os vestiários visivelmente abalada.

"Ela já não tinha nadado bem ontem (na quinta) e voltou a não nadar bem hoje (sexta). Ela está fora. Fazer o quê? São coisas do esporte. Todo atleta passa por isso", afirmou o técnico de Mariana, Carlos Lamah.

Nesta quinta pela manhã, disputando a prova dos 200 m livre, a nadadora - que é recordista brasileira da prova - ficou apenas em quinto e perdeu a vaga também. Ao sair da piscina, ela mostrou desilusão e choro.

MASCULINO DEFINE VAGAS
Com uma arrancada nos 50 m finais, Felipe May Araújo conseguiu a segunda vaga brasileira nos 400 m livre para os Jogos Pan-Americanos. Na manhã desta sexta-feira nas finais do Troféu Maria Lenk (ex-Troféu Brasil), ele marcou 3min53s86, ficando com o primeiro lugar.

"Não ia deixar ninguém me tirar desta prova. Então, eu nadei tudo o que eu podia. Acordei determinado para não deixar ninguém minha frente", contou Araújo ao deixar a piscina.

Em segundo, veio Rodrigo Rocha Castro com 3min53s73. Mesmo com o resultado, Castro fica fora do Pan na prova. Ele, que nesta quinta conseguiu vaga nos 200 m livre, deixa o lugar para Armando Negreiros, que tinha índice de 3min52s35.
PEREIRA CONFIRMA VAGA
OS CLASSIFICADOS
Recordista sul-americana dos 400 m livre, Monique Ferreira confirmou favoritismo e venceu a final da prova. Com o tempo de 4min14s25, ela fez o melhor tempo brasileiro e garantiu a vaga para os Jogos Pan-Americanos.

Com o índice das eliminatórias, Manuella Lyrio, que nadou marcando Mariana na prova, ficou com a segunda vaga. O tempo dela foi de 4min15s00. A grande surpresa da final foi Poliana Okimoto, que vai disputar a vaga na maratona aquática, que ficou com o bronze - resultado bastante comemorado pela nadadora.

"Eu contava com a vaga, mas sabia que a Manuella ia baixar muito o tempo", disse Mariana Brochado, comentando o desempenho da sua rival de 17 anos.

Mariana Brochado enfrenta o primeiro grande revés da carreira. Agora, sua meta é o Mundial Universitário de 2007. "O mérito é todo da Manuella. O que importa é o que o Pan é em casa e a gente tem que torcer por eles. O Brasil está muito bem representado. Mesmo não sendo a Mariana Brochado, e sim a Manuella Lyrio", completou.