UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/06/2007 - 15h23

Prefeitura define detalhes da inauguração do Engenhão

Cizenando Cipriano
No Rio de Janeiro

Representantes de Fluminense, Botafogo e prefeitura da cidade do Rio de Janeiro se reuniram nesta sexta-feira, no Palácio da Cidade, na zona sul da capital fluminense, para anunciar detalhes técnicos sobre o clássico entre os clubes que, no dia 30 de junho, inaugurará o estádio olímpico João Havelange (conhecido como Engenhão). E a principal preocupação demonstrada por todos foi quanto ao acesso dos torcedores ao local da partida.

ACESSO AO ESTÁDIO
Representantes da prefeitura, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-RIO) e da Guarda Municipal foram unânimes em pedir aos torcedores que procurem ir ao jogo utilizando algum transporte público ou de táxi.

Os espectadores podem chegar ao local de trem, descendo na estação do Engenho de Dentro (há também o serviço de integração com ônibus e metrô); de metrô, pode-se utilizar as linhas especiais metrô Pan Del Castilho, em funcionamento somente durante os Jogos Pan-Americanos, e metrô Pan Barra da Tijuca.

Já os táxis poderão desembarcar passageiros ao lado do estádio nas ruas Doutor Padilha e José dos Reis. As linhas que fazem paradas próximo ao Engenhão são: 457 e 485L (que saem da zona sul); 254, 277, 261, 284, 296, 298, 238, 267, 239 e 260 (a partir do Centro).
"Somente a questão da acessibilidade nos preocupa. Se conseguirmos orientar a população quanto a isso, tudo transcorrerá bem, pois o restante já está controlado", afirmou o secretário municipal de obras, Eider Dantas. O pedido feito é de que os espectadores cheguem cedo ao estádio - os portões serão abertos às 14h e fechados às 17h, quando começa a apresentação da Banda do Corpo de Fuzileiros; o jogo está marcado para às 18h10 - e utilizem, de preferência, transportes públicos para locomoção (ônibus, trens e metrô).

O evento servirá como teste para o estádio, que abrigará provas de atletismo e futebol nos Jogos Pan-Americanos. O presidente do Fluminense, Roberto Horcades, e o vice-presidente geral do Botafogo, Marcos Portela comemoraram a honra de inaugurar a obra e o oferecimento municipal para que o clássico fosse disputada no local, já que, por conta do fechamento do Maracanã devido ao Pan, o jogo seria adiado. "Este jogo será um marco para a cidade", disse Portela. Por seu lado, Horcades desejou: "E que vença o melhor".

Algumas ruas em volta do estádio, como a saída 3 da Linha Amarela, serão bloqueadas a partir de 12h do dia do jogo e somente veículos autorizados poderão trafegar nessas áreas - os moradores das ruas em questão deverão apresentar um comprovante de residência para passar com seus carros. Aos torcedores foram disponibilizados pontos de estacionamento nas cercanias do Engenhão, sendo os principais: no Norte Shopping, no Nova América e no Wall Mart.

SEM PROBLEMAS
Na última quarta-feira, os goleiros de Fluminense e Botafogo foram ao Engenhão para testar a iluminação do estádio. Os respectivos titulares, Fernando Henrique e Julio César, aprovaram o local, mas fizeram ressalvas - o primeiro quanto a luz nas intermediárias e o segundo em relação ao gramado.

Representando o prefeito César Maia, que não pôde comparecer à coletiva, o vereador Carlos Caiado (PFL) afirmou que a prefeitura ficou ciente dos comentários dos arqueiros e já está trabalhando para que, no dia da inauguração, o local esteja em perfeitas condições e o jogo transcorra sem contratempos.

"Podem ter a certeza que não haverá problema nenhum no dia 30. Inclusive o que os goleiros sugeriram foi encaminhado ao secretário municipal de obras e já foi ordenada a realização das mudanças. Todas as sugestões foram recebidas e encaminhadas", disse Caiado.
Outro ponto abordado foi o da organização da chegada das torcidas e de seu posicionamento no estádio. Já está pré-determinado que os tricolores ocuparão os setores oeste (acesso pela rua José dos Reis) e norte (rua das Oficinas), enquanto os botafoguenses, os setores leste (rua Doutor Padilha) e sul (rua Arquias Cordeiro). Os organizadores crêem que não devem haver problemas nem com relação a um possível choque entre torcidas organizadas nas estreitas ruas do bairro de Engenho de Dentro, nem quanto a aglomeração de pessoas na entrada e na saída do jogo.

"A Guarda Municipal vai trabalhar juntamente com o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) e com toda a Polícia Militar, que já tem experiência neste tipo de evento. Como a chegada ao estádio será a pé ou em coletivos, e de maneira menos concentrada, o fator de as ruas serem estreitas não preocupa. E na saída a aglomeração realmente é maior, mas a dispersão é mais rápida. Não acredito que haja qualquer tipo de briga ou transtornos", afirmou o subdiretor de operações da Guarda, Flávio Santos.

Não haverá venda de ingressos para este confronto. A prefeitura adquiriu as entradas a preço de mercado e as repassou aos dois clubes, cada um com um cota de 20 mil. O torcedor terá que, a partir do dia 26 de junho, das 10h às 17h, trocar uma lata de leite em pó (com no mínimo 400g) pelo ingresso. Cada pessoa pode adquirir até dois ingressos. Na aquisição de sua entrada, o torcedor receberá um mapa indicando os locais de estacionamento, as formas de acesso e informações gerais sobre o evento.

Como o jogo é beneficente, não haverá gratuidade - idosos e estudantes também terão que efetuar a troca. Não haverá troca no estádio Engenhão (em quaisquer dos dias), nem no dia do jogo, independente do local ou do fato de o indivíduo estar com a lata de leite pedida. Segundo a secretária especial de comunicação social da prefeitura, Ágata Messina, os donativos arrecadados serão distribuídos para abrigos da rede municipal. Os postos de troca são seis, divididos entre os dois clubes.

Troca de ingressos:
Para torcedores do Fluminense:
Sede do Fluminense (Laranjeiras) - Rua Álvaro Chaves, nº 41, Laranjeiras
Estádio de Moça Bonita - Rua Sul América, nº 950, Bangu
Universidade Estácio de Sá - Avenida das Américas, nº 4200, bloco 11, Barra da Tijuca

Para torcedores do Botafogo:
Sede do Botafogo (General Severiano) - Rua Wenceslau Brás, nº 72, Botafogo
Sede do Botafogo (Marechal Hermes) - Rua Xavier Curado, nº 1705, Marechal Hermes
Sede do Botafogo (Mourisco Mar) - Avenida Repórter Nestor Moreira, s/nº, Botafogo

Dias: de 26/06 à 29/06

Horário: das 10h às 17h