Topo

Skatista e apresentadora da Globo estão entre os radicais mais influentes da internet

Glenda Kozlowski e Tony Hawk lideram Twitter - AgNews - Joe Kohen/Invision for Xbox
Glenda Kozlowski e Tony Hawk lideram Twitter Imagem: AgNews - Joe Kohen/Invision for Xbox

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

25/07/2013 06h00

No que depender dos fãs, o skatista brasileiro Bob Burnquist e a ex-bodyboarder Glenda Kozlowski, que atualmente é apresentadora da Globo, são alguns dos mais populares do mundo entre os esportistas radicais na internet. É o que demonstra uma pesquisa inédita realizada pelo UOL Esporte sobre a presença e influência digital dos principais ídolos dessas modalidades nas redes sociais.

Das 16 modalidades pesquisadas (surfe, skate, bmx, snowboard, bodyboard, jet ski, street luge, in line skate, skysurf, escalada, wakeboard, fmx, mountain bike, longboard e surf tow in) da terra, água, ar, mar, neve, asfalto e natureza, entre os 100 maiores nomes dessas modalidades de todos os tempos, o skate foi o esporte com o maior número de ídolos participantes, com 17 nas duas principais redes sociais.

O surfe aparece em segundo lugar, nas duas listas, e o BMX (bicycle motocross) na terceira posição.

Foram listados os 50 ídolos com maior número de curtidores (Facebook) e seguidores (Twitter), sendo que acabaram contabilizadas apenas as páginas com maior número de fãs. Em alguns casos, havia dezenas de páginas não oficiais de um mesmo ídolo, o que poderia gerar números controversos.

Com base no índice Klout, que mede a influência de pessoas nas redes sociais por meio da repercussão dos seus posts, pode-se apontar o skatista Tony Hawk como o mais influente deste grupo, somando 88 pontos (a escala vai de 0 a 100 pontos). O surfista Kelly Slater, com 84 pontos, vem na sequência.

Apesar de poucos atletas aderirem ao Klout, esses números até certo ponto transcrevem a realidade dos fatos, já que o maior ídolo do skate de todos os tempos lidera também nas duas redes pesquisadas (Twitter e Facebook) com certa folga. No Facebook, Tony Hawk tem quase 5 milhões de curtidores (4.7222.005), enquanto no Twitter, atinge a impressionante marca de mais de 3 milhões de seguidores (3.176.475).

Atrás deles, dois outros nomes muito conhecidos se alternam na briga pela liderança, o piloto de FMX (Free Style Motocross), Travis Pastrana com mais de 4 milhões no Facebook e mais de 700 mil no Twitter, e Kelly Slater com mais de 600 mil no Face, e 300 mil no Twitter.

Os brasileiros estão bem na lista também. Um dos idealizadores da mega rampa, o skatista de vertical Bob Burnquist aparece em 5º lugar no Facebook e em 6º no Twitter.

A surpresa ficou por conta da apresentadora de TV e campeã de bodyboard Glenda Kozlowski, que surge no Twitter com impressionantes 710 mil seguidores, mesmo não participando de competições há vários anos. Esses números, claro, são inflados por sua presença constante na TV Globo.

A skatista Letícia Bufoni, também presente nas duas redes, se posiciona em 12º no FB, e em 21º no Twitter. O rol de brasileiros presentes nesse grupo de elite dos mais conhecidos digitalmente também conta com o skatista Pedro Barros, Rony Gomes (skate), Adriano Mineirinho (surf), Eliana Sosco e Kelvin Hoefler (skate), a campeã Fabiola da Silva (patins inline), Gui Pádua (skysurf), Maya Gabeira (surfe) e ainda o campeão mundial Sandro Dias, o Mineirinho (skate).

SKATISTA ÍDOLO DO VIDEOGAME É RECORDISTA DAS REDES SOCIAIS

  • Ídolo do videogame, com diversos games com seu nome lançados, Tony Hawk é o líder no assunto redes sociais. Tanto no Twitter como no Facebook, o atleta 12 vezes campeão é o que mais possui fãs.

    "Meu nome é Tony Hawk e eu sou um skatista profissional". Essa é a frase que sintetiza a página do Facebook de Anthony Frank Hawk, skatista de 45 anos, nascido em 12 de maio de 1968, em Carlsbad na Califórnia.