Esporte

Esquiador sofre grave acidente e corre risco ficar paraplégico

Do UOL, em São Paulo

15/01/2016 16h23

O esquiador austríaco Lukas Mueller, que considerado um dos grandes nomes esporte após ter vencido o campeonato mundial juvenil da categoria em 2009, sofreu um grave acidente na última quarta-feira (15) durante um exercício de preparação para o campeonato mundial de salto da categoria, na Áustria.

De acordo com o site norte-americano CBC, um problema no equipamento de Mueller o fez cair enquanto aterrissava após um salto de 120 metros sob forte nevasca. O atleta foi transferido para uma clínica próxima ao local da prova de ambulância, já que por conta da forte neblina o helicóptero de resgate não tinha condições de voo. De acordo com o diretor da prova, Harald Haim, o salto parecia normal até que Mueller perdeu balanço e acabou caindo (veja em detalhe no vídeo abaixo). 

Após realizar cirurgia para estabilizar lesão na coluna, que sofreu fraturas entre a sexta e sétima vértebras, Mueller ainda não conseguiu recuperar os movimentos das pernas, mas é capaz de respirar sem auxílio de aparelhos. De acordo o cirurgião-chefe do hospital Graz, Franz-Josef Seibert, ainda é cedo para fazer um prognóstico sobre a lesão do atleta, podendo levar até um ano para saber se Mueller será capaz de andar novamente.

Este é o segundo acidente grave que acontece em Kulm nos últimos dois anos. O local é considerado um dos maiores morros para prática de salto de esqui do mundo. Em 2014, Thomas Morgenstern, três vezes medalhista de ouro olímpico, sofreu um acidente no local e teve lesões graves no crânio e no pulmão. A rampa foi reconstruída recentemente para permitir que os atletas conseguissem saltar ainda mais longe. No último ano, o alemão Severin Freund, da Alemanha, estabeleceu um novo recorde no local ao saltar 237,5 metros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo