Topo

Morte de skatista faz Polícia proibir dirigente italiano de deixar o Brasil

Skatista Allysson Nascimento, conhecido como Allysson Pastrana, tinha 18 anos - Reprodução/Facebook
Skatista Allysson Nascimento, conhecido como Allysson Pastrana, tinha 18 anos Imagem: Reprodução/Facebook

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

13/11/2018 16h45

Por meio de uma medida cautelar solicitada pelo Ministério Público e autorizada pelo plantão judiciário nesta terça-feira, a Polícia Civil do Rio de Janeiro pediu retenção do passaporte e restrição de saída do país de Federico Barboni Barbezio, presidente da Federação Internacional de Downhill. O dirigente não havia comparecido à 19ª Delegacia de Polícia, na Tijuca, Zona Sul da capital, para prestar esclarecimentos sobre a morte do skatista brasileiro Allysson Nascimento, conhecido como Allysson Pastrana, durante uma bateria das quartas de final do Mundial de skate Downhill, realizada no último domingo.

Nos últimos dias foram ouvidas testemunhas do caso, e uma das teorias trabalhadas pela investigação é de ter havido falha humana que resultou na morte do catarinense de 18 anos.

Allysson, líder da bateria, descia a última curva do trajeto a quase 90 km/h quando se chocou com uma moto associada à organização da competição, que fazia o caminho contrário com velocidade aproximada de 60 km/h. Outros três competidores também sofreram o choque, mas apenas se feriram.

O piloto da moto, que prestava apoio operacional ao evento, buscando competidores na parte baixa da estrada e levando para a largada, na parte alta, também foi ouvido, assim como o skatinsta Silon Garcia, que estava na garupa da moto sendo levado à largada.

A investigação visa descobrir de quem partiu a autorização via rádio da organização para que a moto subisse a estrada. Em razão da relevância da função de Barboni na competição é que foi emitido o mandado de busca e apreensão de seu passaporte, conforme publicou o "G1" e foi confirmado pelo UOL. Uma informação a que teve acesso o grupo responsável pela investigação é que o dirigente italiano pretendia voltar à Itália entre segunda e terça-feira, antes de prestar depoimento.

A Federação Internacional de Downhill publicou uma nota de pesar no último domingo. Allysson será velado nesta quarta-feira, às 14h30, e sepultado no mesmo dia, às 18h, no Jardim da Memória, em Novo Hamburgo-RS.