Comitê Rio 2016 lança edital de seleção e pagará R$ 50 mil por mascote da Olimpíada

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP

    O mascote da Olimpíada de Londres, 2012, Wenlock (à esq.), e da Paraolimpíada, Mandeville

    O mascote da Olimpíada de Londres, 2012, Wenlock (à esq.), e da Paraolimpíada, Mandeville

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 inicia nesta segunda-feira o processo de seleção da mascote da Olimpíada do Rio. O órgão lança um edital para contratar a empesa que desenvolverá o personagem-símbolo dos Jogos. Pelo trabalho, o comitê pagará R$ 50 mil.

O valor foi informado pela diretora de Marca do Comitê Rio 2016, Beth Lula. Ela trabalhará no processo de desenvolvimento da mascote olímpica, que só deve ser revelada ao público em 2014.

"Estamos iniciando um processo longo, que terá várias fases", explicou Beth, em entrevista ao UOL Esporte. "Vamos escolher a empresa e ajudá-la no desenvolvimento da mascote. Isso vai levar algum tempo. A ideia é apresentar a mascote após a metade de 2014."

Segundo Beth, a partir do lançamento do edital, o Comitê Rio 2016 passará a receber documentos de habitação jurídica e portfólios de empresas interessadas em criar a mascote. Só companhias brasileiras podem se candidatar para o trabalho. "Queremos deixar um legado para o mercado de marcas do país", explicou Beth, sobre a exigência.

Em janeiro, empresas que cumprirem requisitos estabelecidos pelo Rio 2016 serão convidadas para uma palestra sobre objetivos do comitê para a mascote. "A mascote tem que retratar a essência da Olimpíada do Rio: transformação e paixão, principalmente", disse Beth.

As empresas então criarão sugestões de personagens, que serão apresentadas a uma comissão do Rio 2016. A comissão vai discutir as ideias com as empresas. Também fará testes de recepção com o público para garantir que as sugestões atendam aos objetivos do comitê.

Por último, as opções de mascote serão julgadas. A melhor opção será transformada em símbolo oficial da Olimpíada de 2016. Vai estampar produtos licenciados pelo comitê e aumentar as receitas do órgão organizador dos Jogos Olímpicos. "As mascotes são responsáveis por 25% da receita de vendas dos produtos licenciados", disse Beth.

Ela afirmou que ainda não está definido se a população poderá dar sua opinião no processo de escolha da mascote ou do seu nome. O nome da mascote da Copa do Mundo de 2014, por exemplo, está em votação no site da Fifa desde setembro.

A diretora do Rio 2016 já adiantou, porém, que ainda vai demorar pelo menos um ano e meio para que o público conheça quais podem ser as mascotes da Olimpíada. "Até lá, tudo vai ser guardado a sete chaves para que o lançamento não seja prejudicado", afirmou.

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