Topo

Sem condições do mar, etapa de Portugal é adiada com Medina na repescagem

Gabriel Medina tenta manobra durante etapa de Portugal do Mundial de Surfe - WSL / Poullenot/Aquashot
Gabriel Medina tenta manobra durante etapa de Portugal do Mundial de Surfe Imagem: WSL / Poullenot/Aquashot

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/10/2015 11h01

Sem condições ideais no mar de Peniche (Portugal), na penúltima etapa do Mundial de Surfe, Gabriel Medina teve dia de decepções nesta terça-feira. O brasileiro perdeu embalo na disputa ao cair para o novato Italo Ferreira na quarta rodada. Pronto para a repescagem, o atual campeão não pôde entrar na água por decisão da organização, que adiou as disputas.

Na fase eliminatória, que pode acontecer na manhã de quarta-feira se a maré ajudar, Medina tenta vaga nas quartas de final em duelo contra o havaiano Keanu Asing. Se vencer, o surfista de Maresias encontrará Italo Ferreira mais uma vez.

Com as eliminações dos líderes Mick Fanning e Adriano de Souza, o Mineirinho, no último domingo, o atual campeão mundial tem caminho livre para buscar a liderança do Mundial. Quinto colocado atualmente, Medina precisa se recuperar e ser campeão da penúltima etapa do campeonato para assumir a ponta na classificação. Assim, dependeria apenas de seus resultados para conquistar o bi.

Antes de a organização agir, duas baterias da repescagem foram realizadas. Joel Parkinson bateu Kolohe Andino. Na sequência, já com poucas ondas e muita espera por melhores condições, Brett Simpson derrotou Nat Young e também se garantiu nas quartas. Além da disputa entre Medina e Asing, o encontro entre Vasco Ribeiro e Michel Bourez não aconteceu nesta terça-feira.

O brasileiro Filipe Toledo, o Filipinho, se classificou entre os oito melhores da etapa de Portugal no último domingo. O surfista também sonha com a liderança do Mundial ao fim do campeonato. Ele pode subir do sexto para o segundo lugar geral se vencer em Peniche. Nas quartas, Filipinho enfrentará Joel Parkinson.

Nesta combinação, Mick Fanning continuaria na liderança e dependeria apenas de seus resultados para conquistar o título.

A última etapa do ano acontece em Pipeline, no Havaí.