Topo

Hospital confirma morte encefálica de surfista gaúcho

Lucas Zuch morreu após incidente na praia da Barra, no Rio de Janeiro - Facebook
Lucas Zuch morreu após incidente na praia da Barra, no Rio de Janeiro Imagem: Facebook

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/03/2017 23h25

O Hospital Moinhos de Vento confirmou na noite desta terça-feira (14) a morte encefálica do surfista Lucas Zuch, que estava internado em estado gravíssimo em Porto Alegre desde a última segunda (13) em razão do afogamento ocorrido na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na semana passada.

"O segundo teste clínico e o teste de avaliação do fluxo sanguíneo cerebral confirmou o diagnóstico de morte encefálica do paciente Lucas Zuch às 22h36 desta terça", comunicou o hospital por meio de um comunicado divulgado para a imprensa nesta noite.

Lucas se acidentou na terça passada (7) enquanto surfava sozinho na Barra da Tijuca e foi socorrido por bombeiros. Inicialmente, o surfista foi levado para o Hospital Lourenço Jorge, mas foi transferido posteriormente para a Casa de Saúde São José, de onde foi removido para a capital gaúcha.

Zuch foi dado como morto no último sábado (11) por grande parte dos veículos de imprensa. No entanto, em contato com o UOL Esporte na terça (13), o superintendente do hospital, Luis Antonio Nasi, informou que seu estado de saúde era grave e que ele passava por uma série de exames de avaliação neurológica.

Zuch era uma figura respeitada no meio do surfe, sendo um dos idealizadores do site Surfari e do projeto chamado Reconhecendo o Surfe. 

Confira na íntegra o boletim médico do hospital:

Hospital Moinhos de Vento
Boletim Médico – Lucas Zuch

O segundo teste clínico e o teste de avaliação do fluxo sanguíneo cerebral pelo Doppler transcraniano confirmaram o diagnóstico de morte encefálica do paciente Lucas Zuch às 22h36 desta terça-feira (14), no Hospital Moinhos de Vento.

Integrantes da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes estão em contato com a Central de Transplantes do Estado para realizar os procedimentos necessários.

Ele chegou à instituição nesta segunda-feira (13), e seu estado de saúde era grave em razão de afogamento ocorrido na praia da Barra, no Rio de Janeiro, no dia 7.

Generoso, Lucas Zuch compartilhou com alegria cada conquista, com humildade e gratidão à vida. Aos 27 anos, já havia informado a intenção de ser doador de órgãos, pedido que a família atenderá. O jovem foi um dos idealizadores do projeto Reconhecendo o Surf, voltado para estudar a cultura desse esporte no Brasil.

Porto Alegre, 14 de março de 2017.

Dr. Luis Antonio Nasi
Intensivista
CRM 11.217

Dra. Sheila Martins
Neurologista
CRM 20.989