Topo

Medina despacha compatriota e havaiano e estreia com vitória no Mundial

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/03/2017 20h43

Mesmo ainda sem a ondulação esperada, a Liga Mundial de Surfe (WSL) deu início nesta quarta-feira (15) ao Circuito Mundial (WCT) disputado pelos homens. Na quarta bateria do dia, Gabriel Medina mostrou vontade e mandou o compatriota Wiggolly Dantas e o havaiano Ezekiel Lau, que faz sua estreia na elite do esporte, para a repescagem, avançando diretamente à terceira rodada na Gold Coast australiana.

Medina começou bem e, logo em sua primeira onda, conseguiu um 7,5. Na sequência, tentou encontrar um tubo para a direita, que acabou não acontecendo, e emendou um aéreo, mas perdeu o tempo da onda e não completou a manobra (vídeo abaixo).

Ezekiel Lau, que se classificou pela primeira vez para a elite mundial ao terminar na 11º posição da divisão de acesso (WQS) da temporada passada, foi quem mais deu trabalho ao brasileiro. Após conseguir um 4,5, o havaiano encontrou um bom tubo, somando mais 5,40 e, por alguns momentos, assumiu a liderança da bateria.

Mas não durou muito. Faltando pouco menos de dez minutos para a buzina tocar, Medina encontrou uma outra onda para direita e, com rasgadas fortes na parte crítica, arrancou dos juízes um 7,83, maior nota até o momento, garantindo o primeiro lugar na bateria.

Como se isso não bastasse, Gabriel ainda conseguiu uma onda nos momentos finais, mostrando por que é favorito ao título deste ano: conseguiu 8,67, somou 16,50 e mostrou para que veio

Wiggolly Dantas teve um papel de coadjuvante. O surfista de Ubatuba (SP) até conseguiu pegar algumas ondas com potencial, mas não conseguiu desenvolver seu melhor surfe e terminou somando apenas 10,70.