Topo

Brasileiro de 20 anos surpreende e elimina John John Florence no Rio

Do UOL, em São Paulo

13/05/2017 12h55

O brasileiro Yago Dora, de 20 anos, surpreendeu a torcida neste sábado (13) ao eliminar o havaiano John John Florence na terceira fase da quarta etapa do Mundial de surfe, na praia de Saquarema, no Rio.

Florence, de 24 anos, é o atual campeão da etapa brasileira e do Mundial e lidera o ranking desta temporada com certa folga, já que nos três primeiros eventos, na Austrália, ele teve uma vitória e ficou em terceiro lugar tanto em Gold Coast como em Bells Beach.

Neste sábado, o havaiano não conseguiu pegar boas ondas e terminou a bateria com 10.16 pontos. Já Dora teve um 8.33 e um 7.17 como as suas melhores notas e somou 15.50 para vencer.

 

O triunfo foi também como uma revanche para Dora, que é filho do ex-surfista Leandro Grilo, atual técnico de Adriano de Souza, o Mineirinho. Na primeira rodada, que não é eliminatória, o brasileiro perdeu para Florence, que passou diretamente para a terceira fase e mandou tanto Dora como o também brasileiro Miguel Pupo para a repescagem.

Com a eliminação precoce, o havaiano, que lidera o ranking com 23.000 pontos, vai ver os rivais se aproximarem no Mundial. Dora, por sua vez, não disputa o título da temporada. Ele faz parte do WQS (uma espécie de segunda divisão do Mundial) e disputa a etapa do Rio porque venceu a triagem.

Além de Dora, outros três brasileiros estão na quarta rodada: Adriano de Souza, Wiggolly Dantas e Gabriel Medina. Curiosamente, os três vão se enfrentar na mesma bateria, que não é eliminatória. O primeiro colocado vai para as quartas de final, enquanto o segundo e o terceiro vão para a repescagem.

Dora, por sua vez, está na segunda bateria, com o australiano Joel Parkinson e o australiano Mick Fanning.