Topo

Mineirinho elimina sensação brasileira e é campeão em Saquarema

Do UOL, em São Paulo

17/05/2017 13h12Atualizada em 17/05/2017 19h03

Nesta quarta-feira, Adriano de Souza, o Mineirinho, venceu a etapa de Saquarema do Circuito Mundial de surfe ao vencer o australiano Adrian Buchan por 17,63 a 17,23 na final. Antes de chegar à decisão, o brasileiro havia eliminado o compatriota Yago Dora, de somente 20 anos de idade, sensação da competição após eliminar três favoritos no seu caminho.

Com o título em Saquarema, Mineirinho pulou da quarta para a segunda posição do ranking da temporada, com 24.400 pontos. A liderança é de John John Florence, com 24.750 pontos.

“Não sentia o gosto do pódio desde dezembro de 2015. Eu batalhei muito, vocês sabem. Eu trabalhei bastante, não conseguia, mas não desisti. Acreditei firme até nos momentos mais difíceis”, celebrou Mineirinho.

“Isso mostra o nosso país, que, mesmo na dificuldade, sai para trabalhar com o sorriso no rosto e com a bandeira no peito. A partir de agora só queria dizer uma coisa: obrigado”, acrescentou o campeão da 4ª etapa do Mundial de Surfe.

A disputa

Depois de passar pela triagem, fase em que participam apenas surfistas do país da etapa que não fazem parte do circuito, Dora chegou à semifinal vencendo três campeões mundiais no caminho. John John Florence, Gabriel Medina e Mick Fanning foram sendo eliminados pela sensação da chave.

Porém, uma onda que rendeu nota 9,57 para Mineirinho e que chegou a arrancar um 10 de um dos juízes (veja no vídeo acima) foi demais para Dora, que viu o adversário abrir 16,74 a 4,27 e ficou muito longe da vaga na decisão. O jovem de 20 anos de idade ainda tentou se recuperar e conseguiu uma boa nota, diminuindo a diferença, mas não conseguiu a virada e acabou derrotado por 17,97 a 11,97.

"Yago é um cara incrível. Ficamos juntos o tempo todo. Ele é um jovem incrível, gosto muito de passar tempo com a família dele, especialmente com seu pai", disse Mineirinho, lembrando que Yago é filho de Leandro Dora, seu treinador.

Na decisão, Mineirinho contou com o apoio da torcida e venceu Buchan por 17,63 a 17,23. O australiano chegou a assustar com uma nota 9,20, mas o dono da casa respondeu com uma 9,80 para não dar chances para o adversário.