Topo

Yago Dora elimina 3º campeão mundial e desafiará Mineirinho nas semifinais

Do UOL, em São Paulo

17/05/2017 09h41

Sensação em Saquarema, o brasileiro Yago Dora derrotou pela terceira vez um campeão mundial e avançou para as semifinais da etapa do país no circuito mundial de surfe (WSL), na manhã desta quarta-feira. E pela frente ele terá outro campeão: Adriano de Souza "Mineirinho".

Nas quartas, Yago bateu o australiano tricampeão Mick Fanning por 12,44 a 12,34. Na bateria anterior, ele passou pelo compatriota Gabriel Medina – detentor do título de 2014 - em um final de bateria emocionante. Na terceira fase, ele havia eliminado o atual campeão mundial, John John Florence.

Com apenas 20 anos, Yago Dora começou a sua caminhada vencendo as triagens em Saquarema, fase em que participam apenas surfistas do país da etapa que não fazem parte do circuito. Desde então, tem causado euforia por sua performance contra os melhores surfistas do mundo  

Contra Medina, sobrou emoção. Atrás no placar, Medina pegou uma onda nos últimos 20 segundos e acertou um áereo que lhe daria a virada com uma nota 7,73. Porém, Yago surfou a onda seguinte e garantiu a vitória também ao finalizar um áereo e conseguir 8,17. Placar final (na soma das duas melhores notas): 15,67 a 14,83.

As notas finais só foram divulgadas quando os dois surfistas já estavam no palanque, o que gerou momentos de expectativa em Saquarema.

 

Mineirinho vai às semifinais

Campeão de 2015, Adriano de Souza também teve uma performance de destaque nesta quarta-feira. Já classificado com antecedência, o brasileiro entrou na água direto nas quartas e venceu Joel Parkinson com a maior somatória do dia: 18,50 a 11,00. Mais cedo, Parkinson havia sido o responsável pela derrota de outro brasileiro: Wiggolly Dantas, na primeira bateria do dia.

As outras baterias das quartas terão Adrian Buchan x Jordy Smith e Owen Wright x Matt Wilkinson.