Topo

Scooby e Gordo ficam à deriva após naufrágio na Indonésia: "vamos morrer"

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

03/08/2018 15h47

Surfistas brasileiros viveram momentos de extrema tensão durante uma ‘surf trip’ nesta sexta-feira (3), na Indonésia. O barco em que estavam os big riders Pedro Scooby e Felipe Cesarano, o “Gordo”, encheu de água e precisou ser abandonado por conta de uma forte tempestade com ondas e ventos fortes. Alguns surfistas ficaram mais de três horas à deriva no mar, mas todos os passageiros e o capitão do barco, chamado Alyssa, acabaram resgatados.

Pouco depois do resgate, o UOL Esporte conversou com Felipe Cesarano, um dos que ficaram mais tempo à deriva. Ele contou com detalhes o desespero vivido por ele e pelos tripulantes do barco (veja foto mais abaixo), que deixou o porto de Padang, em Sumatra, e tinha como destino as Ilhas Mentawai, um dos melhores destinos para surfe do mundo.

“O mar estava muito forte e foi dando umas pancadas no barco. Aí no meio da travessia a gente viu que estava entrando água, tinha feito um furo no casco. A água foi estragando as máquinas, os motores, e a gente começou a fazer a retirada. Pedimos ajuda, veio um barco, as mulheres passaram primeiro, fomos passando as coisas, e um dos barquinhos que levava as coisas de um barco para o outro também ficou cheio de água e capotou, afundou... Aí tinha um jet ski, mas deu m... também, entrou água e perdemos o jet ski”, contou o Gordo.

“Passou todo mundo e ficaram eu, mais três amigos e o capitão do barco. Estava quase escurecendo e a gente pensou: ‘agora dane-se o barco’. O barco estava sendo rebocado, para tentar salvar... E quando a gente tentou passar para o outro barco, a galera combinou: ‘corta a corda e a gente pula na água com os restos da prancha’, a gente fez uma boia com elas, para ficar todo mundo boiando, foi a nossa sorte. Só que quando a gente pulou na água a corrente estava muito forte e o barco que ia encostar para a gente subir ficou à deriva, a corda entrou no motor. Então o barco de resgate ficou à deriva, o outro afundando e a gente deitado em cima de um monte de pranchas, e ficando cada vez mais longe do barco”, acrescentou.

@mentawaidreams Júnior Enomoto

Uma publicação compartilhada por Mentawai Dreams (@mentawaidreams) em

De acordo com o big rider, um dos grandes nomes brasileiros no surfe de ondas grandes, uma lanterna acabou sendo a principal responsável pelo resgate dele e de mais quatro amigos (entre eles Scooby) que permaneceram por mais tempo à deriva dentro da água – mais de três horas.

“Só que graças a Deus tinha uma lanterna, que a gente ficava jogando para o alto, iluminando, e o barco grande, que era da Guarda Marítima, ficou iluminando a gente. Só que nisso a gente foi ficando longe, longe, foi se perdendo de vista, estava a mais de 1km de distância, vendo bem pequena a luz do barco, já estava desesperado: ‘ferrou, vamos morrer, vamos ficar aqui até chegar a ajuda, passar a noite inteira no mar, amanhã vemos o que vai ser’, e aí os caras conseguiram desatolar a linha do barco e foram em nossa direção graças a nossa lanterna e aos amigos brasileiros e as esposas que já estavam no barco e ajudaram. Mas agora, graças a Deus, está tudo bem”, completou.

A temporada de ondas na Indonésia vem sendo considerada uma das melhores da história do local. Recentemente, um barco virou nas ilhas de Nias, perto da Sumatra, após ser levado por uma onda de quase cinco metros.

Surfista brasileiro Felipe Cesarano, o "Gordo", avisa que está bem após ficar à deriva no mar por 3h - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram