Topo

Ítalo vence Medina na semi, e decisão do título mundial fica para o Havaí

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/10/2018 11h42

O brasileiro Ítalo Ferreira derrotou Gabriel Medina na semifinal da etapa de Portugal, neste sábado (20), e tirou do compatriota a chance de conquistar o bicampeonato mundial de surfe de forma antecipada Líder da temporada, Medina precisava vencer na praia portuguesa de Peniche para encerrar a disputa.

Agora, a decisão do título mundial de 2018 ficará para o Havaí, em etapa que será realizada nas ondas de Pipeline a partir do dia 8 de dezembro. Medina chega em vantagem, mas o australiano Julian Wilson e o brasileiro Filipe Toledo seguem com chances de desbancá-lo.

Após derrotar Medina, Ítalo Ferreira continuou embalado e faturou o título da etapa portuguesa ao derrotar Joan Duru na decisão pelo placar de 15,93 a 10,77. Foi a terceira vitória de Ítalo na temporada, mas o brasileiro, quarto do ranking, não tem mais chances de ser campeão. 

Com as quedas precoces de Filipe Toledo (terceira fase) e Julian Wilson (quartas de final), Medina ganhou a chance de decidir o título em Portugal. Porém, em uma bateria marcada por um show de aéreos, Ítalo Ferreira conseguiu a virada com um 9,30 em sua última onda e venceu a disputa por 16,47 a 14,73.

Antes, o brasileiro tinha vencido nas quartas o australiano Matt Wilkinson por 16,60 a 11,03. Na sequência, Julian Wilson perdeu para Duru por 11,57 a 5,10 em uma bateria de poucas ondas que gerou reclamações do australiano, que não via condições para a realização da disputa. 

Medina deixa Portugal na liderança do ranking com a pontuação de 56.190. Julian e Filipe estão empatados com 51.450. O brasileiro campeão de 2014 precisa chegar à decisão em Pipeline para comemorar o bi sem depender de outros resultados.   

Neymar na torcida

Assim como ocorreu na última quinta-feira, Neymar marcou presença em Peniche para acompanhar o amigo Medina. Nas redes sociais, ele divulgou um vídeo a caminho da praia mostrando-se confiante em uma definição do título mundial ainda neste sábado. Agora, Neymar ficará na torcida para que Medina seja campeão no Havaí.