Topo

'Surfista' de 2 anos vira fenômeno na internet. E não sabe da fama

João Vitor já surfa em pé aos 2 anos - Daniel Grubba / Flow Sports
João Vitor já surfa em pé aos 2 anos Imagem: Daniel Grubba / Flow Sports

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

João Vítor tem apenas 2 anos e 10 meses e viralizou na internet ao ser filmado surfando em Guarujá, litoral de São Paulo. O vídeo do pequeno brasileiro rodou o mundo com mais de 3 milhões de visualizações, mas ele não sabe da fama que ganhou por aí.

O dentista Marcus Braga é o pai do pequeno surfista. Ele contou que o filho se inspirou na irmã mais velha, Maria Clara, de 5 anos, que também surfa.

"Foi algo natural. A gente vai muito na praia. No começo de janeiro, ele falou que queria pegar uma onda em pé. Eu perguntei como ele faria. Ele remou na areia e ficou em pé na base certa. Ele pediu a prancha emprestada para a irmã, e ela disse que não. Depois, ele explicou que queria surfar em pé, e ela deu a prancha. Ele deitou, e eu falei que não iria segurar. Na hora que larguei, ele ficou em pé, voltou e falou que queria mais", explicou ao UOL Esporte.

João viralizou mesmo no Carnaval, quando "parou a praia" durante o feriado.

"Um monte de gente do interior que não estava entendendo nada ficou filmando. O negócio não parou mais. Uma pessoa repostou um vídeo dele. Um outro repostou nos Estados Unidos. Alguns lugares foram repostando sem a gente saber, em Dubai, no Japão. Todo canto tinha um vídeo dele. Uma empresa que compra e vende vídeos viralizados entrou em contato com a gente, porque eles acharam por bem licenciar um vídeo", contou Marcus.

O sucesso fez João virar destaque na edição desta semana da revista People, dos Estados Unidos. Ele também passou a receber presentes, como pranchas de surfe, de uma marca da Califórnia. Marcus e a esposa Camilla criaram uma página no Instagram para João Vitor e Maria Clara e agora têm o auxílio de uma empresa com as publicações e vídeos, gravados com câmeras profissionais.

"Tudo para a gente é uma surpresa. Foi bem legal, e o negócio começou a acontecer. Tudo de uma forma natural e divertida. É uma vida saudável e diversão, que é o que a gente propõe para eles. A gente não força nenhuma situação. Se forçar, eles não vão fazer mais. O que a gente quer é que eles se divirtam", afirmou Marcus, que, junto com Camilla, preferiu blindar os filhos sobre o sucesso na internet.

João Vitor e Maria Clara - Daniel Grubba / Flow Sports - Daniel Grubba / Flow Sports
João Vitor e Mara Clara pegam onda juntos
Imagem: Daniel Grubba / Flow Sports

"A gente não contou e acaba isolando de tudo. Quando vem alguém filmar, a gente fala que está vindo um amigo do papai, pergunta se pode filmar. A gente tenta dar uma blindada. Eles estão dentro, mas não precisamos expor. A gente leva nesse jeito de brincadeira", explicou.

Mas já imaginou se o filho vira um surfista profissional no futuro?

"Eu trato isso com muita tranquilidade, isso pode ser um desejo de achar que ele tem um dom a mais, mas pode ser que isso aconteça ou não. Não cria expectativa ou cobrança. Em cima da diversão, se acontecer algo desse tipo, vamos juntos", disse Marcus.