Topo

Surfista que participou de "Caverna do Dragão" foi descoberto no Instagram

Thiago Doncev interpreta Bobby em comercial sobre Caverna do Dragão - Reprodução/Instagram
Thiago Doncev interpreta Bobby em comercial sobre Caverna do Dragão Imagem: Reprodução/Instagram

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

19/05/2019 11h00

Quem é fã de "Caverna do Dragão" deve ter ficado frustrado quando descobriu que o desenho não vai ganhar uma versão live-action, como imagens publicadas na internet atiçaram a curiosidade. Na verdade, trata-se do material publicitário de uma marca de automóveis que recriou o clássico dos anos 80 com atores brasileiros. Um deles é Thiago Doncev, surfista mirim de 11 anos que nunca havia trabalhado como ator.

O garoto tem mais de 14 mil seguidores no Instagram. Foi justamente a fama na rede social que o colocou no caminho de "Caverna do Dragão". "Um dia, me encontraram no Instagram e me chamaram para fazer um teste para fazer o comercial da Caverna do Dragão. Meus pais me perguntaram se eu queria fazer o teste, eu passei no teste, fiquei muito feliz e fomos para a Argentina (onde ocorreu a gravação)", contou ao UOL Esporte.

No comercial, Thiago interpreta Bobby, o mais novo do grupo de jovens que tenta retornar ao seu mundo. "Quando me chamaram, eu não lembrava do desenho, mas eu assistia, sim. Depois que vi qual era, eu lembrei que passava na TV Globinho. O Bobby é meu personagem favorito, porque ele é muito corajoso, bem forte e enfrenta todos os desafios que vêm pela frente", disse.

Caverna do Dragão - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A presença em "Caverna do Dragão" foi o primeiro trabalho de Thiago com atuação. Ele gostou e não pensa em deixar a nova descoberta de lado. "Nunca fiz teatro. Dá para levar para frente. Achei bem legal. Minha mãe sempre diz que criança pode ser os dois. Quando aparecer um trabalho de ator, eu faço. Quando tiver campeonato de surfe, eu participo", explicou.

Futuro surfista profissional?

De qualquer forma, o surfe segue como foco principal. O garoto de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, começou no esporte por influência do pai e, desde os 8 anos, participa de competições. Thiago já disputou campeonatos em diferentes estados e tem o bicampeão mundial Gabriel Medina como grande ídolo.

"Ele (Medina) é muito dedicado. É uma coisa que todo mundo precisa. Se você for lixeiro, precisa de dedicação e esforço. Ele surfa muito bem e me inspira. Logo no meu segundo campeonato, acabei conhecendo o Medina. Foi em 2016, em Mareias. Foi muito legal", disse.

A rotina do garoto é regrada. Com supervisão do pai, Thiago treina dentro d'água seis dias na semana. Tem uma folga, normalmente quando o mar não tem ondas ou quando está trovejando. Estudante do 6º ano, ele vai para a escola de manhã, surfa das 14h às 17h30 e faz aulas de inglês duas vezes por semana à noite.

"Eu amo muito o surfe. O surfe é como uma apresentação de balé. Precisa de técnica e é bem difícil. Eu achava bem legal ver meu pai surfando. Foi um desafio para mim, mas tentei, consegui e gostei", contou Thiago.