Topo

Hugo Hoyama inicia carreira de técnico orientando promessa ''made in China''

"Treinando Gui Lin observo meus própios erros", afirma o técnico-atleta - Bruno Miranda/Folhapress
"Treinando Gui Lin observo meus própios erros", afirma o técnico-atleta Imagem: Bruno Miranda/Folhapress

Marcos Jorge

Em São Paulo

04/03/2011 07h00

Maior mesatenista da história do esporte brasileiro, Hugo Hoyama encara um novo desafio no esporte: a função de treinador. E em sua primeira experiência, o atleta de São Bernardo do Campo tem a responsabilidade de comandar uma jovem promessa da modalidade, a chinesa Gui Lin, que irá se naturalizar brasileira no final deste ano.

GUI LIN CONQUISTA TÍTULO INÉDITO

 
  • Divulgação

    Em sua primeira competição representando o Brasil, Gui Lin alcançou um feito inédito. A atleta conquistou a medalha de bronze no Aberto de Jovens da Itália, um dos mais importantes do mundo, e em seguida foi medalha de ouro nas duplas ao lado de Caroline Kumahara.

Aos 17 anos de idade, a atleta espera o dia 1º de outubro para atingir a maioridade e poder se naturalizar brasileira, o que lhe permitirá competir pelo país em torneios mundiais e Jogos Olímpicos. Atualmente, a chinesa representa o Brasil apenas em competições de juniores.

Gui Lin mostrou interesse em vir treinar no Brasil quando ainda vivia na China, aos 11 anos de idade, e foi trazida para o país pelo ex-treinador da seleção brasileira Wei Jian Ren. Há mais de cinco anos vivendo em terras brasileiras, a mesatenista estuda e treina em São Bernardo do Campo, onde conheceu Hugo Hoyama.

?A gente sempre treinava junto e com o tempo eu vi que ela foi se motivando por conta da naturalização, isso foi um dos fatores que me convenceu a treiná-la?, afirmou o atleta que desde a metade do ano passado assumiu o comando dos treinamentos individuais da jovem que é apontada como uma esperança da modalidade para os próximos anos. "É difícil dizer se ela poderá um dia ganhar uma medalha olímpica porque existem excelentes competidoras, mas ela certamente irá brigar por boas colocações", aposta o técnico.

TÉCNICO ANALISA PUPILA

AP Photo/Victor R. Caivano
Ela tem uma técnica muito boa, que vem da sua formação na China, além de aprender as coisas com facilidade

Hugo Hoyama, sobre ponto forte de Gui Li

Na parte psicológica, ela ainda fica nervosa na partida, ansiosa em ganhar e se esquecendo do jogo

Hugo Hoyama, sobre ponto fraco de Gui Li

Acumular duas funções tão distintas é algo novo na carreira do mesatenista que conquistou sua primeira medalha de ouro em Pan-Americanos em 1987, na cidade de Indianápolis (EUA). Ainda assim, Hoyama tenta tirar o melhor desta situação. ?Para mim tem sido uma experiência muito legal. Ela é uma menina com potencial, que me escuta e absorve o conhecimento. Além disso, quando você ensina outra pessoa, acaba observando seus próprios erros também?, analisou o jogador, que pela primeira vez na carreira assume o desafio de treinar seriamente um atleta.

Enquanto conversava com a equipe do UOL Esporte pelo telefone, Hugo Hoyama conversava com a pupila que está na Itália via MSN.

Gui Lin acaba de conquistar a medalha de bronze no Aberto de Jovens da Itália, no individual, e em seguida o ouro nas duplas, ao lado de Caroline Kumahara (ver quadro acima).

?Converso com ela todos os dias pela internet. Esta foi a primeira vez que Gui Lin representou o país em competições internacionais. Infelizmente não posso estar lá porque também sigo com meus treinamentos aqui no Brasil?, lamentou o atleta-técnico que se prepara para o Pan-Americanos em Guadalajara, no México. Hoyama particiou da seletiva brasileira, quando terminou em primeiro lugar, mas a palavra final sobre os representantes brasileiros na competição é do treinador da equipe. O Pan-Americano acontece em outubro deste ano.