Topo

Ele joga tênis de mesa desde os 2, assombra adultos e é esperança olímpica

Aos 13, Harimoto já venceu medalhista olímpico e jogador 20 anos mais velho - EFE/EPA/Friedemann Vogel
Aos 13, Harimoto já venceu medalhista olímpico e jogador 20 anos mais velho Imagem: EFE/EPA/Friedemann Vogel

Do UOL, em São Paulo

07/06/2017 04h00

"Sem dúvida, com essa idade, ele já é acima da média. Quando eu tinha 12 anos, não tinha um nível tão alto como o dele". O elogio foi feito por Ma Long, dono de três ouros olímpicos e 16 mundiais e um dos maiores nomes do tênis de mesa da atualidade. O elogiado é Tomokazu Harimoto, garoto japonês de 13 anos que está assombrando a modalidade e já é esperança de medalha para os anfitriões na Olimpíada de Tóquio, em 2020.

Na semana passada, Harimoto foi notícia mundo afora ao vencer seu compatriota Jun Mizutani, bronze na Olimpíada do Rio, e avançar às oitavas de final do Mundial de Dusseldorf. Na rodada seguinte, ele ainda eliminou o eslovaco Lubomir Pistej, 20 anos mais velho.

Harimoto foi eliminado nas quartas de final, mas o "estrago" já estava feito. Afinal, um menino de 13 anos se infiltrou na elite do tênis de mesa e está fazendo muito marmanjo se preocupar.

"No tênis de mesa, a idade não significa nada. Só quero fazer meu jogo e atacar desde o começo. E assim pretendo seguir nos próximos jogos", declarou o garoto após vencer o compatriota Mizutani.

A tranquilidade que Harimoto demonstra mesmo sendo tão jovem surpreende só quem não o conhece. O japonês joga tênis de mesa desde os dois anos de idade. Aos três, foi quarto colocado na categoria até oito anos. Aos seis, disputou o campeonato japonês sub-21 e chegou às oitavas de final.

De onde vem tamanha dedicação? Os pais de Harimoto são ex-jogadores de tênis de mesa que defendiam a poderosa China. O pai, Yu, mudou-se para o Japão justamente para ser treinador da modalidade. A mãe, Ling, disputou o Mundial de 1995 pela seleção chinesa.

"Essa experiência me fez ter certeza de que queria me dedicar totalmente ao tênis de mesa. E meu maior sonho é ser campeão olímpico em Tóquio", avisou Harimoto, dono de diversos recordes de conquistas precoces. Na Olimpíada de 2020, ele terá 17 anos. Ou 15 anos de experiência no esporte.