Na Austrália, Federer fica perto de marca histórica e Hewitt inicia adeus

Do UOL, em São Paulo

  • Tracey Nearmy/EFE

    De uniforme comemorativo, australiano Lleyton Hewitt se despede do tênis profissional

    De uniforme comemorativo, australiano Lleyton Hewitt se despede do tênis profissional

As partidas desta quarta-feira no Aberto da Austrália colocaram em destaque alguns dos principais nomes do tênis mundial. Entre eles, dois ex-líderes do ranking da ATP: Roger Federer e Lleyton Hewitt.

Pela segunda rodada, o suíço alcançou sua vitória de número 299 em Grand Slams ao derrotar o ucraniano Alexandr Dolgopolov. Na próxima rodada, Federer mede forças com Grigor Dimitrov, que eliminou o argentino Marco Trungelliti em duelo disputado: 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6, 6/2 e 7/5.

Já o australiano, na primeira rodada das duplas, iniciou a disputa do último torneio de sua carreira profissional. E, aos 34 anos, estreou ao lado do compatriota Sam Groth vencendo os sérvios Dusan Lajovic e Viktor Troicki.

O dia ainda teve vitórias de outros nomes de destaque. Entre eles, Serena Williams, Maria Sharapova, Kei Nishikori e Marcelo Melo.

O dia no Aberto da Austrália 2016

Vincent Thian/AP Photo
Vincent Thian/AP Photo

Djokovic ganha, mas rival é aplaudido

Pela segunda rodada, Novak Djokovic derrotou o francês Quentin Halys por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/2 e 7/6 (7-3), e avançou. Mesmo assim, Halys foi bastante aplaudido pela torcida quando deixou a quadra - o francês de 19 anos ainda nem se profissionalizou, mas venceu sua primeira partida em um Slam na primeira rodada ao derrotar o croata Ivan Dodig.
Vincent Thian/AP Photo
Vincent Thian/AP Photo

E, claro, tinha um brasileiro na arquibancada

Uma cena curiosa marcou o fim da vitória de Djokovic sobre Halys. Ao deixar a quadra, o sérvio distribuiu autógrafos para torcedores nas arquibancadas. Um deles segurava uma bandeira do Grêmio - que, se foi autografada pelo melhor tenista do mundo na atualidade, certamente vale um belo dinheiro a partir de agora.

Federer, a um passo das 300 vitórias

Roger Federer venceu o ucraniano Alexandr Dolgopolov pela segunda rodada por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/5 e 6/1. O resultado ampliou o retrospecto positivo do suíço na competição, onde jamais foi eliminado nas duas primeiras rodadas. De quebra, com o resultado, Federer alcançou sua 299ª vitória em Grand Slams ? se não houver surpresas, o ex-número 1 do mundo alcança a marca de 300 triunfos na terceira rodada contra o búlgaro Grigor Dimitrov, de quem perdeu apenas um set em quatro duelos.
Ryan Pierse/Getty Images
Ryan Pierse/Getty Images

A última estreia de Hewitt

Lleyton Hewitt, outro ex-número 1 do mundo, já anunciou que se aposenta após o Aberto da Austrália 2016. Por isso, sua participação é bem bastante concorrida - e ele não decepcionou. Depois de vencer o também australiano James Duckworth na chave de simples por 3 sets a 0 na terça-feira, com parciais de 7/6 (7-5), 6/2 e 6/4, venceu nesta quarta nas duplas, ao lado de Sam Groth - os aussies contaram com o abandono dos sérvios Dusan Lajovic e Viktor Troicki para avançar. Curiosamente, nas 19 edições do Grand Slam que disputa em casa, Hewitt jamais foi campeão - perdeu a final de simples em 2005 para Marat Safin. Um título na 20ª chance? Seria digno de um filme como 'Wimbledon - O jogo do amor'.

Serena, 60 minutos

Vencedora de quatro os último cinco majors, Serena Williams é a grande favorita ao título no Aberto da Austrália 2016. E a cabeça de chave númer 1 não decepcionou na segunda rodada: contra Su-Wei Hsieh, de Taiwan, venceu por 2 sets a 0, com 6/1 e 6/2 na parcial. A partida durou rigorosamente 60 minutos.
Kiyoshi Ota/EFE
Kiyoshi Ota/EFE

Kyrgios, o nervosinho

É claro que o polêmico Nick Kyrgios não poderia perder a chance de dar espetáculo em casa. Ainda no primeiro set do duelo contra o uruguaio Pablo Cuevas, válido pela segunda rodada, o australiano se irritou com o juiz de linha. "Ele está acordado?", gritou Kyrgios para a arbitragem. No fim o tenista da casa venceu por 3 sets a 0, com 6/4, 7/5 e 7/6 (7-3).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos