Topo

Esporte


Bellucci vence Aberto de Santiago e fica entre os 30 melhores do mundo

Claudio Santana/AFP
Thomaz Bellucci comemora vitória no Torneio de Santiago Imagem: Claudio Santana/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/02/2010 01h29

Melhor tenista brasileiro da atualidade, Thomaz Bellucci deu mais um passo em sua trajetória de ascensão ao rol de melhores do mundo ao vencer, na madrugada desta segunda-feira, o Aberto de Santiago. Ele superou o argentino Juan Monaco, 27º no ranking da ATP, por 2 sets a 1, parciais de 6-2, 0-6 e 6-4. Com a vitória, Bellucci consolida sua posição entre os 30 melhores tenistas do mundo.

Esta foi a terceira final da carreira de Bellucci e seu segundo título da ATP. No ano passado o brasileiro já havia se sagrado campeão do Torneio de Gstaad, na Suíça e chegado à final na Costa do Sauípe. Já para Monaco foi a décima decisão da carreira, com três êxitos (todos em 2007) e sete derrotas.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI

Ganhou, assim, seu segundo torneio da ATP e melhorará sua posição, que já era boa, de 35o. melhor tenista do mundo.

Monaco havia perdido apenas um set em todo o torneio, enquanto Bellucci somente na última semana havia perdido o primeiro set em três oportunidades. No entanto, o brasileiro começou o jogo impondo seu ritmo e logo de cara já quebrou duas vezes o serviço do argentino, no primeiro e terceiro games, abrindo 4-0.

Se Monaco chegou a esboçar uma reação devolvendo uma quebra no sexto game para chegar a 4-2, Bellucci tratou de freá-la e mais uma vez não deixou seu adversário confirmar o serviço, no sétimo game, encerrando o set em 6-2.

No set seguinte, porém, a situação se inverteu e a domínio de Monaco foi total: Bellucci não conseguiu confirmar um game sequer e a série fechou em 0-6.

O terceiro e último set começou em equilíbrio, com Bellucci tendo muito mais dificuldade para confirmar seus serviços do que seu adversário. Ainda assim, o brasileiro conseguiu a quebra no quinto game, a partir do qual ele apenas administrou a vantagem e seguiu até a vitória por 6-4, fechando o jogo.

"Depois dos problemas que tive no segundo set eu senti que poderia jogar melhor no terceiro", disse o brasileiro.

O campeão do Aberto de Santiago mal terá tempo para comemorar. Na próxima terça-feira, Bellucci já entra em quadra novamente, desta vez no Brasil: estreia no Aberto da Costa do Sauípe contra seu compatriota Thiago Alves, de quem nunca obteve uma vitória como profissional.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte