Topo

Esporte


Djokovic vence Federer, conquista o tri em Dubai e se mantém invicto em 2011

Karim Sahib/AFP
Djokovic comemora na final contra Federer em Dubai: sérvio dominou o jogo Imagem: Karim Sahib/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/02/2011 13h22

Novak Djokovic voltou na desbancar Roger Federer neste ano, desta vez na final do ATP 500 de Dubai. O sérvio número 3 do mundo conquistou o terceiro título seguido no torneio ao vencer o suíço por 2 sets a 0 e duplo 6-3 na decisão, em 1h11min.

Djokovic já havia eliminado Federer nas semifinais do Aberto da Austrália, em que foi campeão. Com a nova vitória, o sérvio chegou à marca de 12 vitórias consecutivas e manteve a invencibilidade em 2011.

OS NÚMEROS DA PARTIDA

DJOKOVIC

2 x 0

FEDERER
5
Aces
5
82%
Aproveitamento de 1º saque
63%
4/10
Break-points convertidos
1/2
63
Total de pontos
44

Como defendia os pontos do ano passado, Djokovic ainda não vai tomar o posto de número 2 do mundo de Federer, e a diferença a favor do suíço deverá aumentar para 300 pontos, porque ele não disputou o torneio no ano passado.

Djokovic assumiu rapidamente o controle da partida, e quebrou o serviço no terceiro game depois de um erro de esquerda de Federer. Quando o suíço precisava confirmar o saque com 5 a 3 contra, o sérvio voltou a quebrar, anulando subidas à rede e forçando as devoluções.

Federer teve a chance de quebrar no início do segundo set e, apesar de errar mais no fundo de quadra, conseguiu no terceiro game. O suíço aproveitou o mau momento de Djokovic, que passou a errar bolas fáceis.

No entanto, Djokovic passou a forçar golpes na esquerda de Federer, que começou a errar demais e acabou cedendo duas quebras de saque que deram a vitória e o título ao adversário. Assim, o sérvio igualou o feito do próprio suíço, que foi tricampeão consecutivo entre 2003 e 2005 em Dubai.

RETROSPECTO ENTRE OS DOIS TENISTAS

DJOKOVIC

8 x 13


Último confronto:
Djokovic 3 x 0 Federer, 7-6(3), 7-5, 6-4
Aberto da Austrália - semifinal
FEDERER

ZVONAREVA É CAMPEÃ EM DOHA

A russa derrotou neste sábado a dinamarquesa Caroline Wozniacki, número 1 ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-4 e conquistou o título do Torneio de Doha, no Qatar. A tenista precisou de 1h49min para superar a adversária na final. Leia mais

Mais Esporte