Topo

Nadal mantém freguesia, vira para cima de Federer e vai à final na Austrália

Nadal comemora ponto em partida contra Roger Federer no Aberto da Austrália - AFP PHOTO/William WEST
Nadal comemora ponto em partida contra Roger Federer no Aberto da Austrália Imagem: AFP PHOTO/William WEST

Do UOL, em São Paulo

26/01/2012 10h26

A supremacia de Rafael Nadal contra Roger Federer está mantida. Nesta quinta-feira, o espanhol aproveitou o excesso de erros do rival suíço, venceu o jogo por 3 sets a 1 (6-7, 6-2, 7-6 e 6-4) e garantiu lugar na decisão do Aberto da Austrália. O adversário da final sairá do confronto entre Novak Djokovic e Andy Murray.

Com o triunfo, Nadal confirmou a freguesia de Federer. O retrospecto em partida entre os dois é amplamente favorável ao tenista espanhol.  Ao todo, são 18 vitórias de Nadal contra nove de Federer. A vantagem do espanhol é ainda maior nos duelos em Grand Slams, em que venceu o suíço em oito oportunidades e perdeu apenas duas vezes.

NÚMEROS DA PARTIDA:

Roger Federer
Rafael Nadal
11 aces4 aces
63 erros não forçados34 erros não forçados
46 winners36 winners

Na partida desta quinta-feira, Federer novamente mostrou que tem dificuldades para superar o jogo físico de Nadal. O suíço abusou dos erros, foram 63 erros não forçados e levou a pior praticamente em todas as suas subidas à rede, enquanto que o espanhol, por sua vez, aproveitou as oportunidades e teve bom aproveitamento no primeiro serviço.

O suíço começou o jogo impondo um ritmo intenso na partida com o intuito de anular a força física e mental do rival espanhol, repetindo a estratégia utilizada no duelo entre os dois no final do ano passado pelo ATP Finals, quando o suíço levou a melhor.

No 1º set, Federer abriu 3 a 0 após uma quebra logo no segundo game da partida e dominava as ações. Porém, o incansável Nadal devolveu a quebra e a decisão ficou para o tie break. No desempate, o suíço levou a melhor e fechou a primeira parcial em 7-6 (7-5).

Federer começou o 2º set com a mesma intensidade do início da parcial anterior e logo de cara quebrou o saque de Nadal. Mas o espanhol foi rápido e devolveu a quebra no game seguinte. A quebra desestabilizou o suíço, que passou a cometer muitos erros não forçados e facilitou o trabalho do espanhol, que aproveitou o melhor momento e venceu a parcial por 6 a 2.

Já o 3º set ficou marcado pela instabilidade dos dois tenistas, que alternavam bons momentos com seguidos erros. A decisão novamente ficou para o tie break, quando Nadal mostrou maior consistência e venceu o game desempate por 7- 5.

O 4º set foi muito equilibrado até o nono game, quando Nadal quebrou o saque de Federer. O espanhol aproveitou a vantagem e fechou a parcial em 6 a 4 e o jogo em 3 sets a 1.