Topo

Federer fala de lado "bom pai" e revela: "se seguisse no futebol, não venceria o Brasil"

Federer disse que deseja ver suas filhas, de dois anos e meio, vendo-o jogando tênis - Alan Diaz/AP
Federer disse que deseja ver suas filhas, de dois anos e meio, vendo-o jogando tênis Imagem: Alan Diaz/AP

Do UOL, em São Paulo

01/04/2012 12h56

Por trás de Roger Federer em quadra, há três mulheres determinantes para o sucesso do tenista. Em entrevista ao programa Esporte Espetacular, da TV Globo, o suíço falou sobre a importância da esposa e das duas filhas para sua carreira, além de brincar sobre o motivo pelo qual não quis seguir carreira no futebol, uma de suas paixões quando garoto.

Federer contou sobre seu lado ‘bom pai’. “Nesta semana, contei histórias e troquei as fraldas das minhas filhas. Tenho os mesmos problemas que qualquer outro pai. Elas mudaram minha vida para sempre. Tive muita sorte por ter gêmeas”, comentou.

Casado com uma ex-tenista, o suíço também revelou que a família tem importância fundamental para os rumos de sua carreira. O sonho da minha mulher é que minhas famílias me vejam ainda jogando. Se eu não jogar nos próximos três a cinco anos, elas não terão ideia de quem fui”, disse, lembrando que suas filhas têm dois anos e meio de idade.

Por enquanto, Federer não teve sua rotina como atleta tão alterada com a chegada das filhas. No entanto, isso pode mudar. “Ainda treino como quero, jogo quando quero e consigo ver minhas filhas todos os dias. Minha esposa tem sido leal e companheira. Se algum dia elas se incomodarem com o circuito, isso vai mudar”, ponderou.

O tenista ainda falou sobre uma de suas paixões de infância. “Costumava jogar futebol, mas se eu continuasse teria que enfrentar o Brasil algum dia e não conseguiria vencer de jeito algum”, riu.

Por fim, Federer, atual número 3 do ranking mundial, falou sobre seus planos para voltar ao topo. “Tirei seis semanas de férias após o Aberto dos Estados Unidos. Pensei de que forma poderia ser bom novamente e também em meu jogo”, completou.