Topo

Sharapova vira contra freguesa e enfrenta número 1 do mundo na semi do Aberto dos EUA

Maria Sharapova vibra durante vitória nas quartas de final contra Marion Bartoli - AP Photo/Darron Cummings
Maria Sharapova vibra durante vitória nas quartas de final contra Marion Bartoli Imagem: AP Photo/Darron Cummings

Do UOL, em São Paulo

05/09/2012 16h20

Em um jogo que começou na terça-feira, Maria Sharapova aproveitou a pausa provocada pela chuva e virou o placar e eliminar a francesa Marion Bartoli, número 11 do mundo, nas quartas de final do Aberto dos Estados Unidos. A russa venceu por 2 sets a 1 com parciais de 3-6, 6-3 e 6-4.

Agora, a atual campeã de Roland Garros vai enfrentar a número 1 do mundo, Victoria Azarenka, por uma vaga na final do último Grand Slam do ano. O jogo deverá acontecer na próxima sexta-feira.

A russa fez valer seu retrospecto impecável em jogos contra a “freguesa” Bartoli: foram cinco partidas disputadas desde 2005, e Sharapova venceu todas. Com a vitória desta quarta, Maria volta às semifinais do Aberto dos Estados Unidos pela primeira vez desde 2006, ano em que foi campeã.

Antes da interrupção pela chuva, Bartoli vencia por 4 a 0 na terça-feira. No primeiro set, não teve jeito: a francesa aproveitou a vantagem e venceu por 6 a 3. Mas a russa mostrou sua força no restante da partida.

Sharapova foi cirúrgica nas parciais seguintes para derrubar Bartoli justamente nos momentos decisivos. Com uma avassaladora vantagem no número de winners (44 a 18), Sharapova conseguiu superar o volume de jogo da francesa, que conseguiu dar algum cansaço especialmente nos contra-ataques.

O terceiro set foi o mais equilibrado, e Sharapova conseguiu uma quebra decisiva no nono game e teve a chance de sacar para o jogo. E, apesar de sofrer com as duplas faltas – foram 11 durante o jogo - , a tenista número 3 do mundo resistiu à pressão e avançou à semifinal para enfrentar a líder do ranking Victoria Azarenka.