Topo

Murray vence Djokovic, leva título do Aberto dos EUA e conquista 1º Grand Slam da carreira

Murray conquistou seu 1º título de Grand Slam ao derrotar Djokovic no Aberto dos EUA - Clive Brunskill/Getty Images
Murray conquistou seu 1º título de Grand Slam ao derrotar Djokovic no Aberto dos EUA Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/09/2012 22h04

Andy Murray entrou para a lista dos tenistas campeões de um Grand Slam. Nesta segunda-feira, o britânico conquistou seu primeiro troféu de um torneio desta grandeza ao superar Novak Djokovic na decisão do Aberto dos EUA. O britânico venceu o sérvio por 3 sets a 2 (parciais de 7-6(12-10), 7-5, 2-6, 3-6 e 6-2) após 4h54 de partida - marca que igualou o recorde de final mais longa do torneio, estabelecido em 1988.

Até então, Murray havia batido na trave quatro vezes em decisões de um dos quatro torneios mais importantes do circuito. O britânico perdeu nas finais do Aberto da Austrália (2010 e 2011), Wimbledon (2012) e no próprio Aberto dos EUA (2008). Neste ano, ele conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres.

Antes da final desta segunda-feira, os dois haviam se enfrentado 14 vezes, com ligeira vantagem para o sérvio: 8 a 6. Em 2012, eles estavam empatados. Djokovic superou o adversário na semifinal do Aberto da Austrália e na decisão de Miami; já Murray ganhou nas semifinais em Dubai e no torneio olímpico. Com o título, o britânico ganhou um prêmio de US$ 1,9 milhão.

ESTATÍSTICAS DA DECISÃO

MURRAY DJOKOVIC
5ACES7
4DUPLAS FALTAS5
31WINNERS40
8BREAK POINTS9
56ERROS NÃO FORÇADOS65

Este foi o quinto ano consecutivo no qual a final do Aberto dos EUA foi realizada após a data inicialmente programada. O jogo estava marcado para o domingo, mas acabou adiado devido às más condições meteorológicas na região do complexo de Flushing Meadows.

No primeiro set, Djokovic começou sacando, mas cometeu erros seguidos e teve seu serviço quebrado. A reação veio no game seguinte, quando o sérvio foi mais agressivo e devolveu a quebra. Irregular, Djoko alternava boas jogadas com falhas. No quinto game, o sérvio teve seu serviço quebrado após cometer dupla falta. Irritado, Djokovic descontou a raiva na raquete.

Os dois tenistas elevaram o nível e o jogo se tornou mais equilibrado. Djokovic, com estilo agressivo, e Murray, com bons saques e ataques firmes, levaram o set para o tie break. Após 1h27 de disputa, o primeiro set teve Murray como vencedor por 7-6(12-10).

O sérvio sentiu o golpe no início do segundo set. Irreconhecível, Djokovic cometeu erros em sequência e permitiu a Murray quebrar duas vezes seu serviço e abrir uma vantagem de 4-0. O britânico relaxou no game seguinte e o número 2 do mundo devolveu uma das quebras. Ao apostar em bolas longas, Djoko ainda contou com erros do rival para encostar e igualar em 5-5, mas teve seu saque quebrado pela terceira vez e perdeu por 7-5.

CAMPEÃO NÃO ACREDITA

As condições estavam difíceis, com muito vento. Depois, o terceiro e o quarto sets foram difíceis mentalmente. Djokovic é muito forte, luta a cada ponto todo jogo. Não sei como consegui vencer

Andy Murray, ao comentar sobre as dificuldades que precisou superar na final

Murray caiu de rendimento no terceiro set. Com uma dupla falta, ele teve o saque quebrado por Djokovic, que abriu 3-1. O sérvio obteve outra quebra e, com um belo smash, fechou com 6-2.

Com uma bela largadinha, o sérvio quebrou o serviço de Murray logo de cara no quarto set. Com belas trocas de bola, os dois protagonizaram belas disputas de ponto e mantiveram o equilíbrio. Sacando bem, Djoko abriu 5-3 e, com uma bola para fora do britânico, levou a partida para o quinto set.

Murray se impôs no início do set decisivo. No primeiro game, o britânico quebrou o serviço de Djokovic e levantou a torcida com uma jogada emocionante para fazer 2-0 em seguida. Os dois alternaram quebras e o campeão olímpico levou a melhor. Com 5-2, ele fechou a partida no game seguinte e conquistou o troféu.

Além de Murray, confira a galeria dos demais campeões do Aberto dos EUA deste ano:

SERENA VENCE 'FREGUESA' AZARENKA E CONQUISTA ABERTO DOS EUA

Serena Williams nem se importou com o fato de enfrentar a número um do mundo. Neste domingo, a norte-americana derrotou a "freguesa" Victoria Azarenka por 2 sets a 1 (parciais de 6-2, 2-6 e 7-5) e conquistou o título do Aberto dos EUA pela quarta vez em sua carreira em uma partida emocionante. Em 2012, Serena conquistou o título em Wimbledon e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. Além disso, sua campanha no Aberto dos EUA antes da final era impecável: não havia perdido um set sequer. Leia mais sobre a partida

BRUNO SOARES É CAMPEÃO NAS DUPLAS MISTAS E QUEBRA JEJUM PÓS-GUGA

O mineiro Bruno Soares e a russa Ekaterina Makarova conquistaram nesta quinta-feira o título do Aberto dos Estados Unidos na chave de duplas mistas ao derrotarem a parceria formada pelo polonês Marcin Matkowski e a tcheca Kveta Peschke por 2 sets a 1 (parciais de 6-7, 7-6 e 12-10). Soares é o primeiro profissional brasileiro a conquistar um Grand Slam desde Gustavo Kuerten em Roland Garros, em 2001. O último brasileiro a levantar um troféu dessa importância foi Tiago Fernandes, campeão juvenil do Aberto da Austrália de 2010. Leia mais sobre o jogo

IRMÃOS BRYAN CONQUISTAM TÍTULO NAS DUPLAS E ALCANÇAM RECORDE

Parceria de maior sucesso na história do tênis, os irmãos Bob e Mike Bryan conquistaram o 81º título jogando juntos ao bater, nesta sexta-feira, o tcheco Radek Stepaek e o indiano Leander Paes na final do Aberto dos EUA, com parciais de 6/3 e 6/4, depois de 1h31 de confronto. Com a conquista, os gêmeos norte-americanos levaram para casa um prêmio de 420 mil dólares e igualaram o recorde de 12 Grand Slam que pertencia aos australianos John Newcombe e Tony Roche. Leia mais 

ITALIANAS CONQUISTAM TÍTULO NAS DUPLAS NO ABERTO DOS EUA

As italianas Sara Errani e Roberta Vinci foram campeãs do torneio de duplas femininas do Aberto dos EUA neste domingo ao vencerem as tchecas Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-2. Com a conquista de hoje, as italianas chegaram ao segundo título em Grand Slam, após ter vencido o torneio de Roland Garros e, de quebra, se transformaram nas primeiras tenistas da Itália a conquistar um título no torneio americano. Leia mais sobre a partida