Topo

Murray leva azar após trocar de camisa e toma virada de Djokovic nas Finais da ATP

De preto, Andy Murray comemora; de branco, lamenta e perde para Djokovic - Glyn Kirk/AFP
De preto, Andy Murray comemora; de branco, lamenta e perde para Djokovic Imagem: Glyn Kirk/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/11/2012 14h34

Andy Murray entrou ligado em quadra para enfrentar Novak Djokovic na abertura da segunda rodada das Finais da ATP. Apostando na correria, deixou o sérvio perdido e saiu na frente. Por coincidência, depois que o britânico trocou de camisa e passou a jogar de branco, seu jogo ruiu. O número 1 do mundo se encontrou e conseguiu a virada para se isolar na liderança do grupo: 2 sets a 1 e parciais de 4-6, 6-3 e 7-5 na partida mais longa do torneio até agora, com 2h34 de duração.

Djokovic chegou à sua segunda vitória em dois jogos no torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada. O sérvio pode assegurar a classificação para as semifinais na próxima sexta-feira, contra Tomas Berdych na última rodada do Grupo A. Andy Murray tentará se recuperar contra Jo-Wilfried Tsonga. O tcheco e o francês ainda se enfrentarão às 17h45 desta quarta-feira.

No duelo que opôs os dois vencedores da primeira rodada no Grupo A, Andy Murray entrou em quadra vestindo uma camisa preta e mostrando um preparo físico que desconcertou Djokovic. O britânico conseguiu um break-point logo no primeiro game e assegurou a quebra após um ponto bem disputado na rede, arrancando aplausos de sua torcida na Arena O2 em Londres.

Embalado pelo apoio do público, Murray surpreendeu Djokovic com agressividade e rapidez nos contragolpes. O sérvio até conseguiu equilibrar o jogo depois de “acordar” com a quebra, mas já era tarde e o britânico administrou bem a vitória da primeira parcial.

NÚMEROS DA PARTIDA

DJOKOVIC
 
MURRAY
4
Aces
9
0
Duplas faltas
1
23
Winners
28
40
Erros não forçados
44
3/7
Break points
2/7
61
% Primeiro saque
59

No intervalo antes do segundo set, Murray cometeu o que pode ter sido o seu maior erro: trocou de camisa. Jogando de branco, viu o sérvio conseguir neutralizar a sua agressividade. Ao apostar no saque e voleio com um break-point contra, o britânico tomou a passada e teve o serviço quebrado.

Djokovic acabou vencendo o segundo set, e encontrou o “mapa da mina” para vencer. Forçando a esquerda de Murray, conseguiu mais uma quebra e se colocou em vantagem na parcial decisiva. O britânico perdeu o serviço com um erro não forçado de backhand. 

Com a vantagem de uma quebra, o sérvio parecia se encaminhar para a vitória. Mas Murray ignorou a camisa “zicada”, voltou ao ritmo acelerado do primeiro set e conseguiu devolver a quebra na base da correria.

Djokovic também trocou de camisa no intervalo, mas continuou de preto e acabou levando sorte. Voltou a quebrar o saque de Murray no momento crucial do terceiro set, que estava empatado em 5 a 5. Depois, ainda teve trabalho para confirmar seu serviço, mas venceu e se aproximou da classificação às semifinais. 

Para Murray, a chave do jogo esteve na quebra de saque que sofreu segunda parcial. "O jogo foi decidido em dois minutos", disse o britânico, referindo-se à quebra. "Tive boas chances de vencer, mas o Novak jogou muito bem o segundo set", completou.