Topo

Chinesa sofre duas entorses, bate a cabeça em quadra e vê Azarenka levar o bi na Austrália

Na Li sofreu duas entorses no tornozelo, bateu a cabeça no chão e recebeu atendimento - WILLIAM WEST/AFP
Na Li sofreu duas entorses no tornozelo, bateu a cabeça no chão e recebeu atendimento Imagem: WILLIAM WEST/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/01/2013 09h24

A bielorrussa Victoria Azarenka sagrou-se bicampeã do Aberto da Austrália, neste sábado, em Melbourne. Em jogo marcado por entorses no tornozelo e quedas em quadra da chinesa Na Li, a número 1 do mundo venceu a partida de virada por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-4 e 6-3.

Na Li torceu o tornozelo esquerdo em duas oportunidades, no segundo e terceiro sets, sendo que a última entorse fez com que a chinesa desabasse e batesse com violência a cabeça no chão. Na base da superação, a número 6 do mundo se manteve em quadra até o fim, equilibrou a partida, mas acabou superada pela líder do ranking.

Curiosamente, Azarenka chegou à final sob suspeita de ter utilizado um atendimento médico para quebrar propositalmente o ritmo de sua adversária na semifinal. Antes da quebra que definiu o jogo contra a norte-americana Sloane Stephens, a bielorrussa ficou quase 10 minutos fora de quadra alegando diferentes problemas físicos.

Foi o segundo Grand Slam conquistado por Azarenka, que havia levado o título do Aberto da Austrália em 2012. Em grande fase, a bielorrussa também fez a final do Aberto dos Estados Unidos no ano anterior, quando acabou derrotada pela norte-americana Serena Williams.

A partida começou nervosa, com muitos erros não forçados das duas tenistas. Azarenka enfrentou muitos problemas com o saque, principalmente com os pontos disputados em seu segundo serviço, e sofreu quatro quebras no primeiro set. Mais agressiva, Na Li falhou menos que a rival e fechou a parcial por 6-4.

Azarenka voltou melhor para o segundo set, errando menos e abrindo 3 a 0 no início da parcial. Na Li ainda sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo no quinto game, caiu em quadra e precisou receber atendimento médico. Mesmo com dores, a chinesa chegou a equilibrar a partida, mas teve seu saque novamente quebrado e viu a bielorrussa devolver o 6-4.

As duas tenistas voltaram a errar muito na terceira parcial. Com o set empatado por 1 a 1, o jogo ficou paralisada por quase nove minutos devido à queima de fogos em comemoração pelo aniversário de fundação da Austrália. Na Li ficou sentada à beira da quadra, enquanto Azarenka aproveitou para ir ao banheiro.

No retorno ao jogo, Na Li sofreu sua segunda entorse no tornozelo esquerdo e voltou a cair em quadra, batendo a cabeça com violência no chão. Após longo atendimento médico, a chinesa retornou novamente ao jogo e mostrou poder de superação, equilibrando o confronto. Azarenka, porém, subiu de produção no fim da parcial para vencer por 6-3 e ficar com o título.