Topo

Argentino sortudo vive "conto de cinderela" em SP e diz quase não acreditar em chance contra Nadal

Argentino Martin Alund se esforça para golpear a bola durante jogo contra o italiano Volandri - Gaspar Nobrega/Inovafoto
Argentino Martin Alund se esforça para golpear a bola durante jogo contra o italiano Volandri Imagem: Gaspar Nobrega/Inovafoto

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

15/02/2013 17h26

Derrotado na última rodada do qualifying do Aberto do Brasil no final de semana passado, o argentino Martin Alund se resignou a sua rotina de resultados medíocres na ATP. Mas, já quando pensava em fazer as malas para voltar a Buenos Aires, o número 111 do mundo ganhou de última hora a chance de ir à chave principal, após a desistência de um competidor. Nesta sexta-feira, dias depois do incidente, goza de status de grande zebra do torneio, com vaga na semifinal e um confronto próximo com o ídolo Rafael Nadal.

Na condição de "lucky loser" (tenista melhor ranqueado entre os eliminados na última rodada do qualifying), Alund eliminou favoritos e se classificou à semifinal com a vitória por 2 a 0 nesta sexta diante do italiano Filippo Volandri, com parciais de 7-5 e 7-6 (7-5).

Assim, o tenista de 27 anos celebra a melhor semana de sua carreira, construída anteriormente basicamente por experiência em nível challenger, segunda categoria de torneios no circuito profissional.

Semifinalista, Alund quase foi embora de São Paulo antes mesmo da abertura da chave principal. No último final de semana, o argentino participou do qualifying, mas foi derrotado pelo chileno Jorge Aguillar. Assim, só conseguiu classificação em razão da desistência do compatriota Leonardo Mayer.

"Pensei que teria que voltar para minha casa", admitiu Alund, sobre a derrota na chave qualificatória.  

"Mas estou muito feliz de seguir avançando. Hoje fui muito bem, consegui aproveitar a partida, ponto a ponto. O Filippo é um muito experimentado, sempre foi muito bem aqui em São Paulo. Felizmente tive uma segunda oportunidade e estou aproveitando muito bem", acrescentou o tenista, que viaja para jogar com incentivo financeiro da cidade de Mendoza.

"Esta é a melhor semana da minha vida, seria um sonho [enfrentar Nadal]", concluiu o semifinalista argentino.

Na chave de simples, Alund começou 'aposentando' o brasileiro Ricardo Mello, que veio para o torneio em São Paulo para se despedir do circuito. Em seguida eliminou o cabeça de chave número 4, o francês Jeremy Chardy, antes do triunfo desta sexta diante de Volandri.  

Nadal joga na noite desta sexta-feira para ir à semifinal em São Paulo e se confirmar como adversário de Alund. Depois da vitória por 2 a 0 na estreia sobre o brasileiro João Souza, na quinta, o ex-número 1 do mundo enfrenta o argentino Carlos Berloq nas quartas de final.

Alund é sincero na resposta sobre se apostaria que poderia enfrentar Nadal se pensasse a respeito antes do torneio: "não acreditaria".