Topo

Um dia antes de final da Davis, parceiro de Djokovic desiste por lesão

Segundo melhor tenista sérvio, Janko Tipsarevic não disputará a final da Copa Davis - AFP PHOTO/Peter PARKS
Segundo melhor tenista sérvio, Janko Tipsarevic não disputará a final da Copa Davis Imagem: AFP PHOTO/Peter PARKS

Do UOL, em São Paulo

14/11/2013 08h22

As esperanças de Novak Djokovic em conquistar pela segunda vez o título da Copa Davis para a Sérvia sofreram forte baque nesta quinta-feira, um dia antes do início da decisão: Janko Tipsarevic, que reveza com Djoko nas partidas de simples da equipe, desistiu de participar da final contra a República Tcheca por lesão no tornozelo. 

O anúncio foi feito nesta manhã e a Sérvia optou por convocar o jovem Dusan Lajovic para substituir Tipsarevic. Lajovic, 23 anos, aparece apenas em 117° no ranking da ATP. Ele não possui títulos como profissional e só jogou uma partida de Davis na vida: em 2012, fechou a vitória da Sérvia contra a Suécia por 4 a 1, em jogo que não influenciou no resultado do duelo.

Tipsarevic, por sua vez, estava na equipe Sérvia que levou o primeiro e até hoje único título do país, em 2010, ao bater a França, e fez o ponto decisivo da semifinal deste ano, quando a Sérvia passou pelo Canadá por 3 a 2, de virada.

"Me sinto devastado. Um dos momentos mais duros da minha carreira. Eu fiz tudo humanamente possível para poder atuar esse duelo pelo meu país, só que no final não era para ser. Temos um grande time e tenho certeza que seremos campeões ao final", declarou Tipsarevic.

Tipsarevic não é o único desfalque da Sérvia para a final: Victor Troicki, que fez o ponto do título em 2010, segue suspenso por doping.

Os problemas apenas dão ênfase às declarações de Djokovic no início desta semana. Para o número dois do mundo, a final “não será fácil”.

“Não é um torneio normal. Temos cinco partidas para conseguir três pontos. Todo jogo é importante”, falou o campeão das Finais da ATP.

Sérvia e Rep. Tcheca começam o duelo na próxima sexta-feira, em Belgrado, capital sérvia. Os tchecos contam com Radek Stepanek e Tomas Berdych para defender o título conquistado em 2012. O sorteio dos confrontos indicou que Novak Djokovic abre o confronto enfrentando Radek Stepanek, às 13h. Em seguida, Lajovic encara Berdych. Confira abaixo a tabela completa:

SÉRVIA X REPÚBLICA TCHECA

  • Final
    Belgrado (Sérvia)

    Sexta-feira, 15/11, 13h
    Novak Djokovic x Radek Stepanek
    Dusan Lajovic x Tomas Berdych

    Sábado, 16/11, 13h
    Nenad Zimonjic/Ilija Bozoljac x Jan Hajek/Lukas Rosol

    Domingo, 17/11, 11h
    Novak Djokovic x Tomas Berdych
    Dusan Lajovic x Radek Stepanek

    Sérvia: Novak Djokovic, (e) Dusan Lajovic, Ilija Bozoljac, Nenad Zimonjic

    República Tcheca: Tomas Berdych (d), Lukas Rosol, Radek Stepanek, Jan Hajek