Topo

Sérvios e tchecos aproveitam tradição e tentam apogeu precoce na Copa Davis

Tomas Berdych durante partida contra David Ferrer, da Espanha, na final da Copa Davis de 2012 - REUTERS/Petr Josek
Tomas Berdych durante partida contra David Ferrer, da Espanha, na final da Copa Davis de 2012 Imagem: REUTERS/Petr Josek

Do UOL, em São Paulo

15/11/2013 06h00

República Tcheca e Sérvia, com esses nomes, fizeram apenas dois duelos válidos pela Copa Davis: em 2010 e 2012, com uma vitória para cada lado. No entanto, esse é um confronto histórico. Trata-se de uma rivalidade que começou em 1935 e acompanhou as mudanças políticas nas duas regiões. Baseados nessa tradição, os dois países tentam confirmar neste ano uma ascensão precoce no tênis mundial.

A atual configuração da República da Sérvia, por exemplo, foi estabelecida apenas em 2006, ano em que o país se separou de Montenegro. Os dois países estão na região dos Balcãs e já haviam feito parte de um território muito maior, a Iugoslávia, desintegrada em 2003.

O país ainda se chamava Iugoslávia em 1935, quando enfrentou a Tchecoslováquia pela primeira vez na Copa Davis. O confronto valia pela primeira rodada do grupo europeu, e os tchecos venceram por 4 a 1 em casa.

Na história da Davis, os dois países tiveram 11 confrontos, com seis vitórias dos tchecos. Eles chegaram a decidir a zona europeia em 1947, com vitória dos iugoslavos.

Nessa época, os tchecos ainda jogavam como Tchecoslováquia. Foi assim até janeiro de 1993, quando o país foi dividido entre República Tcheca e Eslováquia.

As duas histórias de desintegrações e mudanças foram permeadas por conflitos. Além das mudanças, República Tcheca e Sérvia têm em comum esse passado extremamente conturbado.

Também foi conturbada a relação dos dois países com a União Soviética. A Iugoslávia fez parte do bloco até 1948, e a Tchecoslováquia foi invadida em 1968 por um grupo liderado pelos soviéticos, que também contou com República Democrática Alemã, Polônia, Hungria e Bulgária.

As coincidências entre República Tcheca e Sérvia também aparecem no segmento esportivo. Nos dois países, a modalidade mais popular é o futebol. Os tchecos também têm enorme apreço pelo hóquei no gelo, enquanto os sérvios gostam de basquete e vôlei.

A modalidade que oferece às duas regiões uma chance de afirmação global, contudo, é outra. A República Tcheca, com esse nome, ganhou a Copa Davis de tênis em 2012 e tenta ser o quarto país na história a conquistar um bicampeonato da competição.

Para isso, os tchecos terão de superar a Sérvia, que foi campeã da Davis em 2010. Com uma história recente, o país tem no tênis uma das principais expressões nacionais – sobretudo por causa de Novak Djokovic, que já ocupou o topo do ranking mundial.

Além disso, os sérvios jogarão em casa, em Belgrado, na quadra que eles escolheram (piso duro e arena coberta). Os duelos terão início nesta sexta-feira, às 11h (horário de Brasília).

“Nós não sabemos se teremos outra oportunidade assim, com uma geração dessas, de vencer um título da Copa Davis na nossa casa”, disse Djokovic.