Topo

Soares vence com indiana e é bicampeão do Aberto dos EUA

05/09/2014 14h38

Bruno Soares é mais uma vez campeão do Aberto dos EUA. Nesta sexta-feira (5), o tenista brasileiro conquistou seu segundo título de Grand Slam, mais uma vez na competição de mistas duplas, atuando ao lado da indiana Sania Mirza. Os dois desperdiçaram cinco match points, mas levaram a melhor na final contra o mexicano Santiago Gonzalez e a americana Abigail Spears com vitória por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 2/6 e 11/9.

Trata-se do segundo título de Grand Slam de Bruno Soares, que em 2012 venceu também o torneio jogando ao lado da russa Ekaterina Makarova. Naquele ano, venceram o polonês Marcin Matkowski e a tcheca Kveta Peschke na decisão. A conquista daquele ano representou o fim de um jejum de 11 anos sem títulos brasileiros nas principais competições de tênis – antes, Gustavo Kuerten, o Guga, havia vencido Roland Garros em 2001.

Assim, Bruno Soares chega ao 19º título da carreira, todos em duplas. Nesta temporada, o atual número 3 do ranking de duplas venceu também o Masters 1000 do Canadá e o ATP 250 de Londres, ambos ao lado do austríaco Alexander Peya, companheiro de quadra de longa data do brasileiro.

Já a indiana Sania Mirza, 27 anos, chega ao terceiro título da carreira, o segundo em duplas. Ela chegou à final de Roland Garros, também em duplas, em 2011, mas não teve sucesso.

A dupla Soares e Mirza jogou o US Open como cabeça-de-chave número 1 e passaram a sofrer mais em quadra conforme a final se aproximava, especialmente na semifinal, quando tiveram dificuldades para eliminar a taiwanesa Yung-Jan Chan e o britânico Ross Hutchins. Na decisão, levaram a melhor com facilidade no primeiro set contra Spears e González, aproveitando erros não-forçados.

Na segunda parcial, no entanto, o cenário se inverteu: o brasileiro e a indiana foram dominados e não tiveram poder de reação. No super tie-break, chegaram a abrir 5 a 2 na contagem, mas deixaram os adversários encostarem. Novos erros de González e Spears, no entanto, encaminharam o título de Soares e Mirza. Os dois tiveram cinco match points: todos desperdiçados. Na sequência, no entanto, conseguiram confirmar a conquista.