Topo

Nadal passa mal em quadra, é medicado e vence maratona de 4h na Austrália

Do UOL, em São Paulo

21/01/2015 10h24

Antes do início do Aberto da Austrália, Rafael Nadal avisou que não está em suas melhores condições físicas. Mas é provável que o espanhol não imaginasse que sofreria tanto para superar a segunda rodada. O número 3 do mundo passou mal durante a partida contra o norte-americano Tim Smyczek e precisou de todo seu poder de superação para vencer de virada por 3 sets a 2, com parciais de 6-2, 3-6, 6-7 (2-7), 6-3 e 7-5, em uma maratona de 4h11 de jogo.

Nadal sentiu um mal estar no início do terceiro set (assista no primeiro vídeo acima, a partir de 1min) e foi medicado pelos médicos do Aberto da Austrália. Ainda foi ao banheiro duas vezes no intervalo entre as parciais e recebeu uma garrafa de isotônico mandada por seu tio e treinador, que estava na arquibancada. Mesmo assim apresentou dificuldades físicas até o quinto set, quando aparentemente a medicação fez efeito e o espanhol conseguiu se impor.

“Foi uma noite muito dura para mim. Tentei manter minha melhor atitude e essa fantástica torcida me ajudou”, disse Nadal.

Os números mostram que Nadal não estava em um ‘dia normal’. O espanhol obteve apenas três aces contra 15 de Smyczek, sendo que cometeu sete duplas faltas contra um do norte-americano. Também abusou dos erros não forçados: 53.

Apenas o número 112 do mundo, Smyczek soube aproveitar bem os erros de Nadal e fez jogo duro em seu primeiro confronto com o espanhol. Esteve bem próximo de avançar à terceira rodada pela primeira vez na carreira, mas no fim se rendeu ao adversário - com direito a uma incrível mostra de fair play no último game, na qual pediu para voltar um saque do rival por este ter sido atrapalhado pelo barulho do público.

Nadal fez um 1º set dentro do script. Em ritmo de treino, quebrou o serviço do norte-americano em duas oportunidades, no quarto e no oitavo game. Não deu qualquer chance a Smyczek e em apenas 31 minutos fechou a parcial por 6-2.

Sinal de um novo passeio do espanhol? Nada disso. Nadal fez um 2º set tenebroso, cometendo 14 erros não forçados e obtendo apenas duas bolas vencedoras. Smyczek se aproveitou do momento ruim do número 3 do mundo e conquistou três quebras, sendo duas delas após duplas faltas do rival, fazendo 6-3 e empatando o jogo.

O espanhol foi para o banheiro antes do início do 3º set e, em seu retorno à quadra, mostrou que as coisas não estavam bem. No terceiro game, pediu atendimento médico e disse estar com tonturas, recebendo medicação para conseguir continuar.

Nadal deu a impressão de que reagiria no 3º set após o remédio. Devolveu a quebra sofrida logo no primeiro game e chegou a abrir 5-2. Os erros, porém, voltaram a se acumular. Foram mais 16 não forçados, com direito a mais uma dupla falta em momento decisivo, que fizeram com que  Smyczek empatasse o jogo e levasse a parcial para o tie-break.

No desempate, Nadal errou demais e permitiu que o norte-americano rapidamente fizesse 7-2 para vencer o 3º set e passar à frente na partida após uma parcial que durou 1h20.

Quando tudo parecia perdido, o espanhol voltou bem para a partida após nova passagem pelo banheiro. Reduziu os erros, elevou o nível das devoluções e chegou à quebra no sexto game. Sem ser ameaçado, fez 6-3 e levou a partida para o quinto set.

O último set foi extremamente equilibrado até o 10º game, quando Nadal se impôs e quebrou o saque de Smyczek sem ceder nenhum ponto ao adversário. Em seguida, abriu 40-0, desperdiçou três match points, mas garantiu a vitória por 7-5 na quarta oportunidade.